O Instituto Casa do Pau-Brasil (Ong ICPB) e a Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, se uniram para festejar o Dia Nacional do Pau-Brasil, promovendo um grande evento na Praça do Suspiro, na próxima terça-feira, 3 de maio, das 9h às 16h.
Além de autoridades como o prefeito Dermeval Neto e secretários, estarão presentes ao evento professores e alunos de escolas públicas e particulares. De acordo com a coordenadora dos Conselhos Escolares, a professora Tânia Rabello, a presidente da Ong, Maria Luiza Ferreira, e o vice, Humberto Möller, farão uma palestra sobre o pau-brasil, e o prefeito plantará uma muda da árvore-símbolo do país, ao som do Hino Nacional e de Nova Friburgo cantados pelo coral de alunos da rede municipal de ensino.
A abertura oficial está marcada para 10 horas, ocasião em que será lançado oficialmente o Plano Municipal de Educação Ambiental 2011, batizado com o nome de “Aristóteles Queiróz Filho”, em homenagem ao atuante e respeitado ambientalista já falecido.
— Também anunciaremos através da presidente da Ong, Maria Luiza, a implantação do Projeto Meu querido Pau-Brasil em todas as escolas da rede pública municipal de Nova Friburgo — antecipou Rogéria Fernandes, orientadora pedagógica e membro da equipe dos Conselhos Escolares.
Em recente encontro organizado por Tânia e Rogéria, na secretaria, para divulgar projetos que serão desenvolvidos nas escolas, os conselheiros escolares, professores multiplicadores da Educação Infantil, pessoal de apoio das escolas, pais de alunos, entre outros cidadãos, conheceram o trabalho que a Casa Pau-Brasil vem disseminando. Deste encontro participou também o secretário Verly, que lembrou a enchente que destruiu parte da cidade em janeiro. Mais uma vez ele disse o que vem repetindo sempre que aborda o assunto: a natureza mandou um claro recado para os habitantes de Nova Friburgo.
— Tenho a convicção de que devemos agir de forma diferente daqui para frente, rever nossa relação com a natureza. Temos que incorporar a variável da preservação do meio ambiente, do entorno das nossas unidades, trabalhar para conscientizar a população, desde as crianças aos adultos. Acredito que por volta de 70 a 80% das mortes poderiam ter sido evitadas com medidas efetivas sobre o uso do solo urbano, e a proibição de construções em áreas de risco. Portanto, precisamos trabalhar cada vez mais nessa direção, e este evento, juntamente com as medidas que serão implantadas, é de suma importância para o momento que estamos vivendo — disse o secretário, lembrando que toda a comunidade está convidada a participar das diversas atividades que serão oferecidas durante o festejo.
Atividades para todas as idades
Oficina das gaiolas – O artesão Antônio Pestana, de São Pedro da Serra, recebe as gaiolas dos pássaros apreendidos pelo Ibama e as transforma em brinquedos.
Oficina das carteirinhas Amigos do Pau-Brasil – As crianças terão suas digitais impressas com a tinta da árvore Pau-Brasil nas carteirinhas, tornando-se sócias da Ong.
Oficina do plantio de mudas – As crianças plantarão mudas de orquídeas e poderão levar para casa também.
Oficina de contação de histórias – Funcionárias da biblioteca da Secretaria de Educação contarão histórias sobre o meio ambiente.
Oficina-Escola – O coral vai se apresentar para cantar o Hino Nacional e de Nova Friburgo.
Aviso: Serão servidos pipoca, algodão-doce e sucos.
Deixe o seu comentário