Na próxima sexta-feira, 25, é dia de celebrar aqueles que doam um pouco de si para salvar a vida de muitas pessoas: os doadores de sangue. A data, instituída em junho de 1964, tem como objetivo incentivar a ação solidária. Apenas uma única bolsa de sangue é capaz de beneficiar até quatro pessoas.
Em Nova Friburgo, o Hemocentro fará uma programação especial para aqueles que forem doar sangue nesta sexta-feira. Além de um farto café da manhã, os doadores também poderão participar do sorteio de uma cesta com guloseimas variadas.
De acordo com uma das enfermeiras da unidade, Marluce Fonseca Vieira, o intuito é reforçar a importância dessas pessoas e conscientizar a todos sobre a necessidade de doar. “O grande desafio que enfrentamos hoje é o de conseguir doadores. Além disso, muitos que vêm não comparecem com frequência”, afirma ela.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil possui uma taxa de doadores voluntários que chega a apenas 1,8% da população. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a taxa “ideal” deve estar entre 3% a 5%.
Para ser um doador é imprescindível ter entre 16 a 69 anos de idade (menores acompanhados dos responsáveis), apresentar documento com foto, ter mais de 50 quilos, não ter comido alimentos gordurosos nas últimas horas que antecedem a doação, não estar com febre, gripado ou ser usuário de drogas. Mulheres grávidas também não podem doar sangue.
O Hemocentro de Nova Friburgo atende a cidade e mais 13 municípios: Bom Jardim, Cordeiro, Sumidouro, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Itaocara, São Sebastião do Alto, Aperibé, São José do Vale do Rio Preto, Trajano de Moraes, Duas Barras e Santa Maria Madalena e Cantagalo. O Hemocentro de Nova Friburgo funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30, em um espaço anexo ao Hospital Raul Sertã, na Rua General Osório, 324, Centro. Mais informações pelo telefone: (22) 2523-9000 ramal 210.
Deixe o seu comentário