Dia Nacional da Juventude reunirá 5 mil jovens com missa, shows e palestras

segunda-feira, 29 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Dia Nacional da Juventude reunirá 5 mil  jovens com missa, shows e palestras
Dia Nacional da Juventude reunirá 5 mil jovens com missa, shows e palestras

José Duarte
Qual vida vale a pena ser vivida? Essa pergunta marca a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em todo o país. Este ano, a data foi celebrada em todo Brasil no domingo 21 de outubro. Mas, no domingo 28, várias dioceses brasileiras marcarão a celebração. Cada diocese define a sua programação, neste ano inspirada pela preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ano da Fé.
No Rio de Janeiro o evento foi realizado no domingo passado, no Parque Madureira, e valeu pela 27ª edição do DNJ, na cidade. Houve evangelização para jovens e crianças em todo o parque, confissão, aconselhamento e uma tenda com Jesus Sacramentado para a adoração. A grande novidade deste ano foram os instrutores de skate, que durante todo o período da manhã ficaram nas pistas com os jovens.
A temática do DNJ 2012 propõe o aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a celebração eucarística do evento.
No noroeste do Paraná, a diocese de Umuarama reuniu a juventude no Parque de Exposições durante todo o domingo, e o DNJ teve um forte enfoque social, cultural e espiritual. Houve a caminhada da juventude à beira da rodovia PR-323, lembrando as vítimas ceifadas no local, para despertar a consciência dos cidadãos e dos políticos para a necessidade da duplicação da rodovia.
Várias outras dioceses comemorarão a data no próximo final de semana: Santarém (PA), sábado, 27; Goiânia, domingo, 28; entre outras.
NOVA FRIBURGO – Em Nova Friburgo haverá grande comemoração na Praça Dermeval Barbosa Moreira, durante todo o dia, com atividades socioculturais. O evento organizado pelo setor Juventude e o Comitê Diocesano da Jornada Mundial da Juventude 2013 espera que os jovens possam viver a espiritualidade que o Beato João Paulo II apresentou-nos: “Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos”. 
O Comitê Diocesano, coordenado pelo padre Marcus Vinícius Brito de Macedo (pároco da Catedral São João Batista), que trabalha com a juventude, preparou um dia para ficar na história da Diocese de Nova Friburgo. Além da presença dos sacerdotes, haverá Santa Missa presidida por D. Edney Gouvêa Mattoso (bispo diocesano); pregação e show com Tony Allyson, e o stand up católico, denominado “Rir é um santo remédio”, com um DJ católico.
O padre Wilton Machado, coordenador diocesano de pastoral, afirmou: “Será um dia para ficar na história da nossa Diocese. Preparamos uma programação diversificada e tenho certeza de que o domingo será um dia de alegria, estudo e reflexão”. 
O projeto também terá Adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e stands com apresentação das jornadas mundiais da juventude de todas as épocas, organizada pela Pastoral de Juventude do Vicariato Litoral.
A praça estará montada com barraquinhas de comestíveis, tenda para inscrição de voluntários para a JMJ, venda de camisas, e outras atividades. A coordenação espera o comparecimento de aproximadamente cinco mil jovens, dos 19 municípios que compreendem a Diocese de Nova Friburgo. 

PROGRAMAÇÃO:
8h30: Café 
09h: Momento Mariano
10h: Louvor e animação 
10h30: Santa Missa
12h: Almoço com apresentação de DJ católico
13h30: Animação
13h45: Pregação de Tony Alisson
14h45: Adoração presidida pelo padre Bruno
15h15: Louvor
15h30: Rir é um santo remédio
16h30: Show de Tony Allison
NO MUNDO - Em setembro de 2013, após a Jornada Mundial da Juventude, jovens e assessores das diferentes expressões que atuam junto à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB estarão juntos em um encontro para dar o rumo à evangelização da juventude da Igreja no Brasil. A proposta foi decidida entre 15 dos 17 bispos referenciais da juventude nos 17 regionais, reunidos em Brasília. O encontro será na Capital Federal.
Segundo o presidente da comissão e bispo auxiliar de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro, esse evento vai amarrar propostas concretas para dinamizar a pastoral juvenil nas dioceses.
Os bispos regionais já estão levantando sugestões para trabalhar o caminho de evangelização após a jornada. “A ação evangelizadora da juventude é a grande meta da JMJ em cada país. Já estamos vivendo essa meta com a peregrinação da Cruz e do Ícone nas dioceses, que desafia a ação para novas posturas”, revelou Dom Eduardo Pinheiro. A pesquisa dos bispos deve continuar com um questionário para todas as dioceses.
METAS - Além desse encontro, outras metas para 2013 traçadas pela Comissão Episcopal, são: implementar o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil; aprofundar e vivenciar a Campanha da Fraternidade 2013; aprofundar o Documento 85 e o Documento Civilização do Amor, e continuar acompanhando a organização do setor Juventude na instância diocesana.
O bispo de Caxias (MA), referencial para a juventude do Regional Nordeste 5 da CNBB (MA) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilson Basso, lembrou que a Igreja no Brasil sempre esteve ligada ao trabalho com a juventude na dimensão latino-americana: “Desde Medelín e Puebla, o Brasil tem participado de todos os encontros latino-americanos de pastoral juvenil, dos congressos e outros eventos. A Igreja no Brasil tem trabalhado junto com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) nesse bonito serviço.”
Durante a reunião foi feita uma retrospectiva da caminhada da atual Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil, em particular sobre a sua comunhão com as atividades e projetos do Cone Sul e da Pastoral Juvenil Latino-Americana.
SEMANA MISSIONÁRIA - A preparação para a Semana Missionária, atividade em todas as dioceses que antecederá a Jornada Mundial da Juventude, e os subsídios elaborados em preparação para esse momento e para o Dia Nacional da Juventude foram apresentados pelos bispos.
Segundo o assessor da comissão, padre Antônio Ramos do Prado, a reunião foi uma das mais produtivas, por aprofundar o projeto da identidade da pastoral juvenil. De acordo com ele, a peregrinação da Cruz e o Bote Fé têm ajudado a gerar unidade na juventude e a aproximação do clero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade