Flávia Namen
Apesar de desconhecido da maioria dos brasileiros, o Dia Nacional da Comunidade Árabe é comemorado nesta sexta-feira, 25 de março. A data foi instituída em reconhecimento aos imigrantes de origem árabe que começaram a chegar ao Brasil no final do século XIX e contribuíram para o desenvolvimento do país. A razão de ser pouco divulgada e festejada é atribuída ao fato de ter sido criada há apenas três anos, através da lei federal 11.764/08.
Atualmente a comunidade árabe no Brasil é estimada em mais de 15 milhões de pessoas, entre imigrantes e descendentes. O número é uma prova da forte presença dos imigrantes árabes no país, que até 1920 não chegavam a 60 mil. Hoje, eles estão disseminados não só no comércio como nas mais diversas atividades econômicas. Outra marca da influência árabe no país está na gastronomia e na cultura, através da culinária e dança típicas.
No Estado de São Paulo, mais precisamente na capital, é onde está concentrada a maior comunidade árabe do país, entre sírios, libaneses ou turcos, como muitos são erroneamente denominados. Em Nova Friburgo também há uma forte presença de libaneses e descendentes, que tiveram papel fundamental no progresso do município e continuam prestando relevantes serviços em prol da cidade.
Paralelamente à contribuição econômica e social, a comunidade libanesa de Nova Friburgo também está sempre promovendo eventos voltados à valorização e divulgação de sua história, usos e costumes, através da Associação Cultural Líbano-Friburguense. Presidida pelo comerciante Gilberto Sader, a associação realiza com frequência exposições, almoços típicos, apresentações de dança do ventre e encontros, que costumam movimentar a Praça das Colônias e outros espaços da cidade.
Para Sader, a data desta sexta-feira representa um importante reconhecimento aos árabes que escolheram o Brasil para viver e a seus descendentes, plenamente integrados à vida nacional.
— Trata-se de uma justa homenagem aos homens e mulheres de origem árabe, muçulmanos e cristãos, que começaram a desembarcar no país no final do século XIX em busca de emprego e do sonho de riqueza. Vontade de trabalhar e talento para negociar trouxeram esses imigrantes a nossa terra e hoje temos a maior comunidade libanesa do mundo — diz ele, que tem planos de começar a festejar a data a partir do próximo ano, com uma grande confraternização.
VOCÊ SABIA?
A data de hoje foi escolhida como Dia Nacional da Comunidade Árabe por marcar os 131 anos da imigração deste povo ao Brasil, motivado pela instabilidade política do Império Otomano. Questões religiosas, econômicas e sociais relacionadas à estrutura agrária também contribuíram para esse processo imigratório. Outro fator que pesou na definição da data é que os árabes se fixaram inicialmente em São Paulo, com estabelecimentos comerciais concentrados na Rua 25 de Março e seus arredores, até hoje a mais movimentada área de comércio popular da cidade.
Deixe o seu comentário