Dia Mundial do Meio Ambiente tem distribuição de mudas

Ação acontece nesta terça na Praça Demerval Barbosa Moreira
terça-feira, 05 de junho de 2018
por O paisagismo da Praça Marcílio Dias (Arquivo AVS)
Dia Mundial do Meio Ambiente tem distribuição de mudas

Nesta terça-feira, 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, em Nova Friburgo, uma série de atividades prometem agitar a Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Durante o evento, que acontecerá das 10h às 13h, haverá distribuição de mudas de árvores nativas, lançamento do projeto Semeando o Verde e apresentação do grupo de flautistas “Doce Som”, da localidade de Salinas.

Também por causa da data, o Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro da Serra, oferecerá uma programação especial. Além da exibição do documentário, “Ilha das Flores”, haverá debate com os alunos sobre as unidades de conservação e ações envolvidas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima.

Na ocasião, os guarda-parques da unidade de conservação darão uma aula sobre o que é a APA Macaé de Cima, considerando seus atributos naturais, florestais, fauna, flora e a importância da conservação destes, com ênfase na preservação das nascentes e áreas de preservação permanente.  Acontecerá também a instalação de um “Lixômetro”, que indicará para os alunos o destino certo do lixo a partir de técnicas simples, como o descarte adequado do resto dos alimentos, promovendo mudanças nos hábitos dos estudantes.

Entre as atividades abertas ao público está uma oficina de compostagem. A aula será ministrada pelos guarda-parques, em parceria com a Organokits - projeto que tem como objetivo despertar a importância de incorporar práticas sustentáveis no cotidiano da sociedade – orientando como fazer o descarte correto dos resíduos orgânicos domésticos no dia a dia da população.

De acordo com o gestor da APA, Daniel Cardoso, “as atividades são, principalmente, para atender o problema do descarte incorreto e o uso excessivo das sacolas plásticas tipo supermercado. Nesse foco desenvolvemos as atividades na Escola Estadual José Martins da Costa, onde o público alvo são alunos de 9 aos 16 anos de idade, fase de consolidação dos conceitos da vida. A ideia é manter e preservar o meio ambiente”, disse.

Com uma área de mais de  35 mil hectares no município de Nova Friburgo, a APA Macaé de Cima é responsável pelo abrigo de inúmeras espécies da fauna e flora nativas, endêmicas, raras e/ou ameaçadas de extinção já protegidas por leis específicas; da necessidade de proteção das bacias dos mananciais existentes (Rio Macaé de Cima, Rio Bonito, Rio das Flores, Santo Antônio e demais afluentes) e de manutenção da qualidade da água; e por tratar-se de uma das áreas remanescentes da vegetação que outrora recobria toda a Serra do Mar.

Sobre a data

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho  desde 1972. A data foi instituída e reconhecida pela ONU durante a 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia. Já a Agenda 21 é um documento elaborado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro e assinado por 179 países. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na sede da Prefeitura, ou pelo telefone 2525-9216.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade