Comemora-se hoje, 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estabelecida no ano de 1972, na Suécia, a ocasião é marcada por ações simbólicas de preservação executadas por empresas, associações e grupos organizados em geral, na intenção de despertar a conscientização e efetiva preservação ambiental, promovendo desde sistemas alternativos de energia, combustíveis e planejamento urbanístico, até situações comuns como onde jogar o seu lixo.
A fim de estimular o desenvolvimento de uma consciência crítica socioambiental, o Sesc promove um trabalho de sustentabilidade entre as unidades do Rio. Em Nova Friburgo, a programação começa às 9h, com o Berçário Verde, na qual, durante todo o dia será elaborada uma sementeira para a criação de um viveiro de mudas da mata atlântica, e a Oficina de Instrumentos Ecológicos, voltados para crianças a partir dos 10 anos, em que serão ensinados a confeccionar instrumentos a partir de materiais naturais – neste caso, flautas de bambu. Na ocasião, também acontece o Ecohistórias, em que serão contados casos e histórias voltadas para o meio ambiente, as áreas rurais e suas tipicidades, além de uma oficina de reaproveitamento de tecidos para montagem de painéis, estimulando criações sobre o meio ambiente e as relações entre as pessoas.
A programação continua por todo o mês, sempre gratuitamente. No sábado, 06, acontece o Tá pintando limpeza, com atividades esportivas que servem de meio para mostrar a importância de manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente, das 8h às 17h, com classificação livre. Nos dias 7, 11 e 28, haverá uma oficina de colares de fuxico, a partir das 14h, voltado para maiores de 10 anos. Também no dia 11, uma oficina de Cartões artesanais e decorativos, acontecerá em dois horários, 9h e 13h, com classificação livre.
No dia 18, a partir das 8h30, serão exibidos dois filmes: Baía Limpa e Ilha das Flores, premiado curta-metragem do diretor Jorge Furtado, de O Homem que Copiava e Saneamento Básico. Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo, o filme de Furtado escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho, e faz isso ao acompanhar a trajetória de um simples tomate desde a plantação até ser jogado fora.
Também no dia 18 e no dia 30, a partir das 9h, acontece uma Oficina de Brinquedos de Sucata, em que crianças levarão seu lixo, para transformá-lo em um brinquedo. A oficina é baseada no filme Conservação da Natureza, em que os Hoobs descobrem o que é possível fazer com seu lixo. E, por fim, no dia 27, acontece a Oficina de Sopas e Caldos, para aquecer o frio da estação. As receitas, de baixo custo, serão feitas com ingredientes inusitados, porém nutritivos e saborosos.
Deixe o seu comentário