Bruno Pedretti
Na última sexta-feira, 12, a Praça Dermeval Barbosa Moreira foi palco do Dia Mundial do Diabetes, que foi comemorado no último domingo, 14. Com o tema nacional Educar para prevenir, a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através do Programa Hipertensão e Diabetes – Atenção Integral à Saúde, promoveu diversas atividades para que a população friburguense pudesse conhecer um pouco mais sobre o diabetes e combater a doença.
O evento movimentou a praça, que recebeu principalmente muitos idosos. O diabetes é uma doença crônica e significa que a pessoa tem muita glicose (açúcar) no sangue, mas este açúcar não consegue ser utilizado pelas células do corpo. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 11 milhões de brasileiros são diabéticos.
A enfermeira e coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes do município, Ana Sancho, esclareceu como prevenir o diabetes.
“Nós estamos com uma equipe multiprofissional, para atendermos as pessoas e informá-las. Dentistas, orientadores físicos e nutricionistas fazem parte desta equipe”, revela.
Ana Sancho destacou que no domingo, Dia Mundial do Diabetes, a Praça Dermeval foi iluminada de azul, que representa o céu e é a cor da bandeira das Nações Unidas, significando a união entre os países.
Com parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Associação de Diabéticos de Nova Friburgo, foi possível realizar a avaliação do índice de massa corpórea, medindo o peso e a altura da população friburguense. As nutricionistas Maria da Graça Menezes e Maria Jusania Thuler orientaram as pessoas a se alimentar melhor, para prevenir níveis altos de glicose.
“Todo diabético deve ter o acompanhamento de um nutricionista. Não se deve tomar cuidado apenas com a medicação; a alimentação é fundamental e conta muito”, afirmou Maria Jusania.
A organização disponibilizou um especialista para orientar o diabético sobre o autocuidado com os pés. A comemoração, que se prolongou até as 13h, além de diversos especialistas abordando a prevenção do diabetes, contou com distribuição de folhetos alertando sobre os cuidados com a doença.
Alguns passos para uma alimentação e vida saudável
1- Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os cinco vezes por dia. As frutas e as verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras.
2- Coma uma porção de leguminosa (feijão/soja/lentilha...) pelo menos uma vez por dia/quatro vezes por semana.
3- Reduza o consumo de alimentos gordurosos (como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos).
4- Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia, sem pular as refeições.
5- Reduza o consumo de sal, doces, bolos e biscoitos.
6- Aproveite sua refeição, coma devagar.
7- Seja ativo. Pratique atividade física.
Cuidados com os pés do diabético
• Controle a glicemia
• Faça a higiene diária dos pés e observe-os com a ajuda de um espelho
• Use creme hidratante; não utilize talco
• Não corte calos
• Corte as unhas retas e, a seguir, use lixa, não tire cutícula
• Use calçados fechados e confortáveis; prefira sempre meias de algodão
• Controle o peso
• Evite cigarro e bebidas alcoólicas
• Realize exercício físico moderado
• Mantenha dieta adequada
Deixe o seu comentário