O Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado nesta última quinta-feira, 1º, foi repleto de atividades voltadas para conscientização e prevenção ao HIV, em Nova Friburgo. Este ano, a campanha teve como slogan “Nós podemos construir um futuro sem aids”. Pela manhã, a Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, recebeu dezenas de fiéis para uma missa seguida de café da manhã, em parceria com a Pastoral pela Vida. Ainda pela manhã, enquanto no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, foi iniciada a realização de teste rápidos de HIV e triagem de sífilis.
No ambulatório Bento XVI, também foi realizada testagem do vírus da aids. A aposentada Maria de Fátima Coelho, de 63 anos, aproveitou a oportunidade para realizar o exame. “Fui a missa e soube lá que teria essa testagem. Não pensei duas vezes. A aids é uma doença que não é transmitida apenas pela relação sexual. Até ao fazer a unha na manicure corremos o risco de contrair o vírus. Não custa nada fazer o exame”, afirmou Maria.
Durante todo o dia houve programação também na Estação Livre, antiga rodoviária urbana. Além da distribuição de folhetos explicativos, preservativos e gel lubrificantes, com a finalidade de prevenção, o espaço sediou rodas de conversa para jovens e população adulta, vacinação de Hepatite B e antitetânica e orientações sobre a vacina contra o HPV.
“Grande parte dos casos de HIV positivos são em héteros, mas o número de jovens homosexuais que tem sido atestados com a doença tem chamado muito a atenção”, afirma a coordenadora do Programa DST/Aids/HV de Nova Friburgo, Teresa Polo, acrescentado que “talvez por estarem em uma relação estável, as pessoas tendem a acreditar que não fazem parte do grupo vulnerável à doença. Desacreditam ser possível, mas se tornam um soropositivo. A questão, no entanto, é que o vírus é transmitido de diversas formas e, por isso, ninguém está imune”, frisou Tereza.
Além das testagens, o Posto Sylvio Henrique Braune também realiza exames de HIV, sífilis e hepatite B e C todas terças e quartas-feiras, às 8h. Para fazer o teste basta levar documento com foto. A unidade de saúde distribui dez senhas por dia de exame.
Deixe o seu comentário