Dia Mundial de Luta Contra a Aids é comemorado sexta-feira

terça-feira, 27 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Nova Friburgo, um evento na Praça Dermeval Barbosa Moreira nesta sexta, 30, a partir das 9h, marcará a data. As pessoas que possuem dúvida se contraíram ou não o vírus da aids podem realizar o teste, que é gratuito e sigiloso.
Às 8h, a Pastoral da Aids da Diocese de Nova Friburgo realiza missa na Catedral São João Batista e, ao final, será servido um lanche no salão paroquial.
Estima-se que cerca de 530 mil pessoas vivam com o HIV/aids no Brasil, sendo 432 mil deles entre 15 e 49 anos de idade. A taxa de prevalência da infecção pelo HIV (% da população brasileira que tem o vírus) na faixa etária de 15 a 49 anos é de aproximadamente 0,42%, sendo 0,52% entre os homens e 0,31% entre as mulheres. Entre os jovens do sexo masculino de 17 e 20 anos, a taxa de prevalência do HIV é estimada em 0,12%.
Em relação às populações mais vulneráveis, estudos realizados em 10 municípios brasileiros mostram que a prevalência do HIV entre homens que fazem sexo com homens é de 10,5%—aproximadamente duas vezes maior do que entre usuários de drogas (5,9%) e profissionais do sexo (4,9%).

Por que usar a camisinha?
Segundo o site do Ministério da Saúde, a camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, a importância de sempre usar a camisinha.
Mas o preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. Além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, previne contra a reinfecção pelo vírus causador da aids, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade