Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil: Procuradoria do Trabalho marcou a data com amplo debate sobre o tema no teatro do Sesc

quinta-feira, 10 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Daniel Cunta

Um dia para marcar a luta de educadores e da justiça contra o trabalho infantil. O Ministério Público do Trabalho de Nova Friburgo realizou na manhã da última terça-feira, 8, debate sobre a erradicação do trabalho infantil. O evento marcou o Dia de Combate ao Trabalho Infantil e foi usado para o lançamento do Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Com o tema Trabalho infantil: o que pode ser feito?, o evento foi coordenado pela procuradora do trabalho de Nova Friburgo, Gabriela Tavares Miranda Maciel, que teve o apoio do coordenador da Procuradoria do Trabalho no município, Fernando Pinaud Júnior, e do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, José Antônio Vieira de Freitas Filho.

Integraram a mesa que dirigiu o evento, além dos representantes do Ministério Público do Trabalho, Andréa Guarino Werneck, auditora fiscal do trabalho, representando a gerência regional do trabalho e emprego de Nova Friburgo, Luiza Helena Marçal Dutra, conselheira do Conselho Tutelar, Cláudia Mara Ribeiro Barboza, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Belline Figueiredo dos Santos, presidente da Comissão de Infância e Juventude da 9ª Subseção da OAB, Ledir Porto, secretária municipal de Educação, e Salomão Bernstein, diretor técnico do Instituto Girasol do Brasil.

Professores e diretores de escolas do município participaram do encontro, que teve ainda a presença de alunos da rede pública. Cada um dos integrantes da mesa teve a oportunidade de discorrer um pouco sobre sua participação no tratamento do tema em questão. A procuradora Gabriela Tavares Miranda Maciel ressaltou os trabalhos desenvolvidos por crianças do 5º ano de 58 escolas municipais, que prepararam peças de teatro, jograis, poesias, músicas e pesquisas sobre a exploração do trabalho infantil no Brasil.

O projeto foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e teve a participação de muitos alunos. Várias redações foram feitas pelas crianças das dezenas de escolas que integraram o programa. Três foram escolhidas como as melhores. As alunas Jamile Klen de Araújo, da Escola Hermínia da Silva Condack, de Campo do Coelho, Naira Correa de Sá Furtado, da Escola Miguel Raymundo de M.Bittencourt, do Cônego, e Jéssica Maciel Tardem, da Escola Manoel José Nogueira Peixoto, de Vargem Alta, leram suas redações e ganharam presentes.

Um vídeo da Organização Internacional de Trabalho, exibido após ser cantado o Hino Nacional, abriu a discussão sobre a questão. Todos os integrantes da mesa discursaram e apontaram a educação e a participação da família como fundamentais para a erradicação do trabalho infantil. Foram destacados os problemas sociais e o descumprimento de leis, o que desfavorece os menores que sofrem com diversos tipos de exploração.

A apresentação do tema foi usada para o lançamento do Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Nova Friburgo, com data ainda a ser definida. Os integrantes da mesa foram convidados a assinar uma carta de adesão ao fórum, encerrando o evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade