Dia Mundial da Água comemorado pelo Projeto Florestar & Cia.

terça-feira, 27 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Dia Mundial da Água comemorado pelo Projeto Florestar & Cia.
Dia Mundial da Água comemorado pelo Projeto Florestar & Cia.

O Projeto Florestar e Cia. mais uma vez marcou presença na Praça Dermeval Barbosa Moreira com o seu estande para prestigiar a data comemorativa de 22 de março—Dia Mundial da Água—com conscientização pública sobre a importância deste mineral para toda a espécie de vida. Na atividade, além de panfletos enaltecendo a importância de se fazer o uso racional da água, foram distribuídos copinhos de água com o tema “Água é Vida”.

O coordenador do Florestar e Cia., Luiz Latour, salienta que este contato é muito importante para que a população esclareça algumas dúvidas sobre o tema. Muitos dos que visitaram o estande acabaram tirando dúvidas, como a reutilização da água em residências e condomínios para uso em limpeza geral, e com relação aos caminhos de água perto de construções, residências e encostas. Também foi bem requisitada uma outra preocupação—a preservação de nascentes que tiveram o seu fluxo de água diminuído devido a desmatamentos para construção de casas, muitas delas inclusive com aval dos órgãos públicos, que não levaram em consideração a proximidade de nascentes por dois motivos: primeiro, por estarem em áreas urbanas legalizadas para ocupação, segundo, por algumas dessas nascentes estarem em áreas de grandes terrenos particulares.

Outro esclarecimento requisitado foi quanto ao volume pluviométrico—que este ano foi baixo—: se este será mantido no próximo período de chuvas, até porque poucas obras de infraestrutura foram realizadas nas áreas atingidas em janeiro de 2011.

Ao longo do dia a equipe do projeto Florestar & Cia. observou um grande fluxo de estudantes das escolas públicas e particulares. E entre todas as dinâmicas tratadas ainda persiste a do desperdício de água potável para consumo, tendo sido debatidas duas hipóteses: a água tratada e encanada que acaba se perdendo pelo caminho, e as nascentes das quais não se consegue utilizar todo o seu fluxo. Também foi lembrado que não é toda nascente que pode ser aproveitada para consumo humano.

Latour salienta a importância da conscientização para crianças e jovens em idade escolar: “Eles têm a capacidade de se tornarem formadores de opiniões em seus lares e comunidades. Quanto aos adultos, torna-se necessária uma atuação mais forte pelos meios de comunicação, com conscientização ambiental, a fim de levar ao máximo de pessoas possíveis a importância que o tema exige”.

Ele ainda lembra que a maneira correta de usar a água deve fazer parte de nossos hábitos desde nossas primeiras atividades diárias. “Tudo o que pudermos fazer será de muita importância. Ao multiplicarmos por toda a população que faz uso deste precioso liquido, que não é tão renovável assim, ele se torna finito. Devemos pensar bem sobre isso até ao bebermos um copo de água”, diz.

O coordenador do projeto agradece às empresas engajadas como a EBMA, Stam, Energisa, Meu Visual, Ki-Angelim, Silthur, Bramil e Caixa Econômica Federal e aos meios de comunicação que ajudam a divulgar as atividades em prol da preservação da meio ambiente, como A VOZ DA SERRA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade