‘Dia Internacional da Síndrome de Down’ será celebrado neste domingo

​Lançamento de livro, apresentações de dança e música fazem parte da programação em Nova Friburgo
sexta-feira, 24 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
‘Dia Internacional da Síndrome de Down’ será celebrado neste domingo

Na última terça-feira, 21, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para comemorar a data, em Nova Friburgo, será realizado neste domingo, 26, das 13h às 17h, na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro, o III Encontro Down. Na ocasião, além do lançamento de um livro infantil, haverá recreação e apresentações de dança e música.

Criado com o intuito de dar visibilidade ao tema e consequentemente reduzir o preconceito e a falta de informação sobre o assunto, durante o evento será realizado o lançamento do livro da escritora Alessandra Almeida Matorollo, intitulado “As aventuras de uma criança downadinha”; e o circuito de psicomotricidade, com o espaço movitta. Na ocasião, haverá também apresentação de dança do Studio 3; show com a banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); e a animação com os anjos da alegria.

De acordo com a organizadora do evento, ativadora do Movimento Down na cidade, a advogada Maria Luiza Duran, o encontro é uma oportunidade de inclusão social. “Nosso objetivo é promover o debate sobre o assunto, diminuir o preconceito e mostrar à sociedade o quanto ser diferente é normal. As pessoas com síndrome de down não sao doentes e nem portam a SD, elas têm síndrome de down. O cromossomo extra não as define, apenas faz parte delas”, exclama Maria Luiza.

A advogada explica ainda que é necessário a estimulação precoce da criança com down, para que ela se desenvolva ainda melhor. “Vale lembrar que em nosso município temos uma entidade destinada a esse tratamento e que, por sinal, é uma das melhores Apaes do Estado do RJ”, diz ela, acrescentando que “após ter me tornado ativadora do movimento down, senti a necessidade de trazer maiores informações para Friburgo e, por isso, organizo eventos, palestras e cursos para que cada vez mais haja a inclusão de pessoas com SD no âmbito escolar e social. E este encontro é o principal deles”.

As atividades do III Encontro de Síndrome de Down de Nova Friburgo são gratuitas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página do facebook, através do endereço https://www.facebook.com/events/1822384054678157/.

A data

Diferente de outras datas comemorativas, que têm em sua origem acontecimentos históricos, hábitos de povos antigos, lutas sindicais, entre outros, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi pensado e escolhido cuidadosamente. Isso porque a data estabelecida faz alusão à trissomia do cromossomo 21.

Em outras palavras, o dia 21 do mês três refere-se a alteração genética no cromossomo 21, que deveria ser formado por um par, mas no caso dos indivíduos com down, aparece com três exemplares. A data, proposta pela Down Syndrome International, foi incorporada ao calendário Oficial das Nações Unidas somente em 2006, quando houve a primeira comemoração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade