Na próxima quarta-feira, 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. E, para festejar a data, tão importante para refletir sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, algumas instituições da cidade promoverão uma série de palestras. Entre alguns dos temas abordados estão: trabalho, saúde, autoestima e beleza.
A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) realizará na próxima terça-feira, 7, junto ao instituto Flor de Lotus, uma oficina de estilo com a consultora de moda Geisa Lobosco, além de palestra motivacional, sobre atitudes e comportamento no ambiente de trabalho. O evento acontece às 19h, na sede da Acianf, na Avenida Alberto Braune, 111, sobrado, Centro.
Já na quarta-feira, 8, a entidade realizará, em parceria com O Boticário, palestra, às 19h, com dicas de beleza, para entrevista de emprego e apresentação no trabalho. A programação continua até o próximo dia 16, quando, às 19h30, haverá um encontro com o coach neurolinguista Carlos Magliano para falar sobre “como reprogramar a mente para atingir as mudanças que você deseja”. Ambos os eventos também acontecem na sede da Acianf. Informações e inscrições pelo telefone (22) 2522-1145 ou através do site www.acianf.net.br.
Outra entidade que realizará atividades em conveniência ao Dia da Mulher, é a Associação da Mulher Mastectomizada (Amma). Na terça-feira, 7, às 20h, será promovida uma palestra sobre câncer de mama, relembrando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O evento será realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Praça Monsenhor Mielli, em Olaria. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-5702.
Na quarta-feira, 8, às 9h, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), acontecerá um café da manhã com as advogadas e convidadas, oferecido pela presidente da 9ª subseção da OAB em Nova Friburgo, Dra. Mônica Bonin Leal. Na sequência, as presentes poderão participar de uma conversa com a psicóloga Verônica Cavalcante Pessoa de Melo, sobre o tema “Aspectos psicológicos da violência doméstica contra a mulher”. A OAB-NF fica situada na Praça Getúlio Vargas, 89, com entrada pela Rua Ernesto Brasílio.
A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura, mas a mesma ainda não informou se será promovida alguma atividade em referência ao Dia da Mulher na cidade.
A origem da data
Melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos sempre estiveram entre os alvos das lutas e reivindicações feminina, especialmente nos EUA e nos países da Europa. Desta forma, o dia 8 de março representa uma série de fatos e conquistas das mulheres por todo mundo. A data ficou marcada após uma greve, em 1857, de trabalhadoras de uma fábrica de tecidos, em Nova York. Assim como ao longo da história, naquela ocasião, elas pediam por igualdade de direitos trabalhistas. O movimento foi reprimido, com violência, pela polícia.
Exatos 51 anos mais tarde, em 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova York, realizaram uma manifestação para lembrar o movimento e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. A ação também foi reprimida pela polícia.
Somente em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, foi criada uma resolução para a determinação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher. Na ocasião, mais de cem representantes de 17 países apoiaram a definição do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.
Deixe o seu comentário