Dia do Homem é comemorado hoje no Brasil. Você sabia?

Data chama a atenção para as condições de saúde do gênero masculino; em Nova Friburgo haverá atividades
terça-feira, 14 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Dia do Homem é comemorado hoje no Brasil. Você sabia?

Em 15 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem. Entretanto, essa mesma data é comemorada por muitas nações no dia 19 de novembro. Ambas têm o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino. 

No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções vêm se tornando crescentes quanto a saúde do homem. Em se tratando desse tema, o médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, propôs à ONU, em 1999, que fosse criado um dia para tal objetivo.

O dia escolhido foi 19 de novembro. Desde o início do século XXI muitas campanhas vêm sendo feitas em vários países com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde. Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade desse dia.

Além disso, há ainda a discussão sobre o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue o mesmo padrão comportamental do século passado, nem em seu seio familiar nem em seu trabalho, ou na convivência com círculos de amigos.

Sendo assim, tanto o dia 15 de julho quanto o dia 19 de novembro são situações oportunas para esse tipo de reflexão.

Com o tema “Barba, cabelo, bigode e agora um dia só dele”, Cadima Shopping comemora o Dia do Homem

 O Cadima Shopping desenvolveu ações para comemorar o Dia do Homem. Além das promoções que já estão sendo realizadas, foi montada uma vitrine junto com os lojistas com peças de decoração, acessórios e roupas. O dia será também comemorado com muito bom humor.

Hoje, às 19h, será apresentada na praça de alimentação do Cadima Shopping uma comédia stand-up com Vinicius Stael, ator de Nova Friburgo que já participou na TV dos programas “A Praça é Nossa” e “Tudo é Possível”.

 

Dia de... cuidar da saúde!

Ana Blue

Hoje, 15 de julho, é dia do homem. Não dá pra entender direito por que existem os “dias”. Sobre o das mães/pais/crianças/namorados eu nem me manifesto, porque vão continuar bombando o comércio, mesmo sem explicação. Estão mais que sacramentados. Mas existe dia de São Pedro Crisólogo (tá chegando, inclusive). Dia do operador de rastreamento. Dia do trigo. Do biodiesel. Rolam até umas coincidências engraçadas, tipo: o dia do funcionário municipal, 28 de outubro, é também o dia de São Judas Tadeu, o santo das causas perdidas e desesperadas. O dia do arquiteto e o do engenheiro é o mesmo, 11 de dezembro, talvez porque pouca gente saiba exatamente a diferença entre um e outro. O dia do portuário é o mesmo dia da saudade. Sete de maio é dia do oftamologista e dia do silêncio. Boa lógica: falar menos e enxergar melhor.

Brincadeiras à parte, nessa leva de datas comemorativas há algo além do apelo comercial ou sob ótica contemplativa: as campanhas que promovem o hábito da atenção com a saúde. O dia primeiro de dezembro é consagrado à luta contra a aids; oito de abril, contra o câncer; o mês de outubro inteiro é dedicado a campanhas de conscientização sobre o câncer de mama (Outubro Rosa), assim como março é dedicado ao rim (Março Amarelo) e maio, à saúde bucal (Maio Vermelho).

Aí entra o dia do homem. No Brasil, a data é comemorada no dia 15 de julho e visa alertar a população masculina quanto ao câncer de próstata (veja aqui a origem do Dia do Homem). Por mais simbólicas que pareçam, essas datas levantam uma série de discussões e possibilitam ações que, de fato, podem vir a estimular a população a se cuidar mais. Nem tudo é comércio: uma simples campanha pode ajudar a salvar vidas!

A última estimativa mundial indicou o câncer de próstata como o segundo tipo mais frequente na população masculina: no Brasil, entre 2014 e 2015 estima-se que haja 68.800 novos casos da doença. O fator de risco principal é a idade — 6 em cada 10 homens que desenvolvem o câncer de próstata têm mais de 65 anos de idade, sendo raro o aparecimento antes dos 40. Além disso, na etiologia desse tipo de câncer a dieta também pode se destacar como vilã. Dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Orienta-se que os exames (PSA e toque retal) sejam feitos anualmente a partir dos 45 anos — ou até mais cedo, caso haja histórico familiar.

Ninguém quer perder um ente querido para um câncer. Como se sabe, quanto mais cedo uma doença for descoberta, maiores as chances de cura. No mais, feliz dia do homem: aproveitem a reflexão e bora fazer o exame, gente!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dia do homem
Publicidade