Dia do Diagnóstico Precoce do HIV terá atividades em Nova Friburgo

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Aids da Diocese de Nova Friburgo, Ana Carolina Barbosa de Souza, a aids não tem cura, mas o diagnóstico do HIV e o tratamento possibilitam que a doença não se desenvolva e a pessoa continue saudável
sábado, 04 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV foi instituído pela Secretaria Estadual de Saúde para ser lembrado na próxima terça-feira, 7. Em função dessa data, a Pastoral da Aids do Regional Leste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Rio de Janeiro, marca a data realizando uma campanha de incentivo ao diagnóstico precoce a fim de conscientizar a população sobre a testagem do HIV. 

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Aids da Diocese de Nova Friburgo, Ana Carolina Barbosa de Souza, a aids não tem cura, mas o diagnóstico do HIV e o tratamento possibilitam que a doença não se desenvolva e a pessoa continue saudável. Cerca de 150 mil brasileiros convivem com o HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste de aids. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes e por causa disso 17% vão a óbito no primeiro ano do diagnóstico.

Os testes do HIV estarão disponíveis, gratuitamente, na segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, das 8h às 16h, no Ambulatório Bento XVI (Rua Augusto Spinelli 75, Centro); terça-feira, 7, das 8h às 12h, no Centro Social Nossa Senhora das Graças (Rua Maria d’Ângelo Magliano 74, ao lado do colégio do mesmo nome, Olaria); e na quarta-feira, 8, no Centro de Saúde Dr. Silvio Henrique Braune (Rua Plínio Casado s/nº, Suspiro).

Vários municípios do Estado do Rio estão sendo contemplados com essa campanha através dos programas municipais de DST/Aids, que disponibilizam profissionais de saúde para a realização do teste rápido. Outras ações ainda serão desenvolvidas, como informar e orientar a população sobre a importância do teste de aids, indicando os locais dos testes.

MISSA NA CATEDRAL – A Pastoral da Aids da Diocese de Nova Friburgo, junto com o Programa Municipal de DST/Aids, convida a comunidade para a missa pelo Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, a ser celebrada na terça-feira, 7, às 8h, na Catedral São João Batista.

A diocese, junto com as paróquias, pastorais e movimentos, vai sensibilizar a população a fazer o teste de HIV na rede pública de saúde como forma de diminuir a incidência do vírus da aids e aumentar o cuidado na prevenção. Todos devem fazer o teste mesmo sem ter sintomas da doença. Se tiver o HIV, o acompanhamento médico ajuda a evitar doenças, impede a transmissão da mãe para o bebê e facilita o tratamento. Se não tiver o HIV a pessoa renova o compromisso de cuidado e prevenção consigo e com os outros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: HIV | saúde
Publicidade