Dia de Santo Antônio com celebrações no Suspiro

Capela não terá este ano tradicional festa com barraquinhas, palco e shows
quinta-feira, 13 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Distribuição de pãezinhos bentos na capela de Santo Antônio, no Suspiro (Arquivo AVS)
Distribuição de pãezinhos bentos na capela de Santo Antônio, no Suspiro (Arquivo AVS)

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 13, Santo Antônio e nas igrejas dedicadas a ele em Nova Friburgo celebrações especiais estão programadas e, como nos anos anteriores, deverão reunir muitos fiéis. Na capela da Praça do Suspiro, este ano não acontecerá a tradicional festa com barraquinhas, palco e shows. A festividade será reduzida ao espaço ao redor da capelinha com venda de salgados, doces e refrigerantes.  

A programação religiosa contará  com missas às 8h, 10h, 12h e 15h, com meditação do santo terço às 18h, seguida de procissão luminosa pelos arredores da capela e missa solene às 19h. A tradicional bênção dos pãezinhos de Santo Antônio que, de acordo com a tradição dos devotos,  garante fartura de alimentos se colocado em potes com cereais ou graõs, em casa, será feita após todas as missas.

Já na igreja dedicada a Santo Antônio, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, a festa irá até o próximo domingo, 16. Hoje, dia do santo, haverá missas às 8h e às 19h. Na sexta-feira, 14, a missa será celebrada às 19h com a chegada da imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus. No sábado, 15, também será celebrada missa às 19h, seguida de festejos. Domingo, 16, a programação contará com missas 8h, 15h (louvor e cura) e 19h. Após todas as missas, haverá distribuição dos tradicionais pãezinhos, além de shows e quadrilha nos dias 13, 15 e 16. As celebrações estão a cargo do padre Antônio Leão Ferreira.

O santo casamenteiro

Apesar de não abordar o casamento em seus sermões, o frade franciscano ficou conhecido como casamenteiro. Isso porque Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguir seus dotes e enxovais para o casamento, logo a fama foi criada e se tornou uma tradição. O santo reúne milhares de fiéis em vários lugares do mundo. Considerado padroeiro de diversas classes como: animais, idosos, grávidas, marinheiros, pescadores, pobres e oprimidos, seu nome é ligado ao casamento. Coincidentemente o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado um dia antes do Dia de Santo Antônio.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade