Dia de Olaria: orgulho para os moradores do bairro mais populoso de Friburgo

Com cerca de 70 mil habitantes, bairro é também referência nos polos comercial e industrial
sexta-feira, 21 de abril de 2017
por Guilherme Alt

O bairro Olaria está em festa hoje. Desde 2009, quando uma lei municipal foi sancionada, o dia 21 de abril, também feriado de Tiradentes, é considerado o Dia de Olaria, sinônimo de orgulho para os moradores. Para celebrar a data, atividades culturais e recreativas ao longo do dia vão divertir adultos e crianças.

Com cerca de 70 mil habitantes, Olaria é o bairro mais populoso da cidade e é uma das referências nos polos comercial e industrial de Nova Friburgo. É um bairro praticamente autossuficiente, com mercados de grande porte, comércio variado, agências bancárias, posto de gasolina e diversas linhas de ônibus.


(Foto: Henrique Pinheiro)

“Nem sempre foi assim.” É o que afirma o aposentado José Fernandes de Assis, conhecido como Seu Niquinho, que desde os 20 anos mora no bairro, quando ainda se chamava Olaria do Cônego. “Cheguei aqui e não tinha nada, não conhecia ninguém. Aqui era tudo estrada de chão e hoje está essa beleza”. O aposentado e sua irmã, Maria Emília Fernandes, são muito conhecidos no bairro. De acordo com dona Maria Emília, a maior dificuldade foi criar seus filhos num local pouco estruturado. “Aqui era muito precário, mas nos esforçamos muito para dar o melhor e colher os frutos depois”, disse ela.

O neto de dona Maria Emília, Otávio Fernandes, concorda e vai além. Ele define Olaria como o segundo centro de Nova Friburgo. “Aqui é um bairro independente, apesar de não ter um cartório e muitas opções de lazer. É um lugar em que eu consigo resolver toda a minha vida”, conta.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Olaria (Amabol), Francisco Rohen — o Chiquinho —, conta como a localidade ganhou forma. “O bairro se formou muito em função da fábrica de rendas que tinha aqui. As pessoas queriam morar perto de onde trabalhavam e a estruturação de Olaria virou questão de tempo”, observa. 

A escola de samba Imperatriz de Olaria é um dos seus grandes orgulhos. Com nove títulos, a atual campeã do carnaval —  junto com a Unidos da Saudade — carrega na avenida a alegria e os desafios de representar os moradores. É o que conta o presidente Humberto Damasceno. “Graças a Deus, a Imperatriz de Olaria é um exemplo de orgulho, alegria e comprometimento com a comunidade. Nos tornamos referência no bairro e ajudamos muito. Temos diversos projetos sociais e trazemos pessoas para agregar nossa comunidade”, acredita o presidente da agremiação. 


Humberto Damasceno, da Imperatriz, e Chiquinho, da Amabol, reconhecem a potência do bairro (Foto: Henrique Pinheiro)

Laura Fendeler, de 91 anos, moradora desde 1954, fala que por conta da infraestrutura do bairro não precisa mais sair de Olaria para nada. “Não há a necessidade de ir ao centro resolver alguma coisa. Tudo que eu preciso está aqui”, revela, satisfeita. De acordo com a aposentada, o bairro, que antes sofria com a violência, hoje está muito mais seguro e policiado, “Antes quase não tinha policiamento aqui, muita gente era assaltada. Agora está mais tranquilo. Temos até uma cabine da PM”, diz.

Para comemorar o Dia de Olaria, a Amabol vai organizar uma programação animada. De acordo com Chiquinho, terá atividades para crianças e adultos, barracas de saúde para aferição da pressão arterial, taxa de glicose, apresentação da banda do Ponto de Cultura de Olaria, missa em ação de graças, sorteios de brindes, entre outros. As atividades acontecem nesta sexta-feira, 21, entre 9h e 16h, em diversos pontos de Olaria mobilizando moradores, comerciantes e amigos do bairro.


Olaria é o bairro mais populoso de Nova Friburgo e reúne hoje aproximadamente 70 mil moradores (Foto: Henrique Pinheiro)

Foto da galeria
Seu Niquinho, Maria Emília e o seu neto, Otávio: orgulho por viver na “Cidade de OIaria” (Foto: Henrique Pinheiro)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Olaria
Publicidade