DIA DAS MÃES—ORIGENS, CURIOSIDADES

segunda-feira, 14 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra

“O amor de mãe é diariamente novo!”

Anna Jarvis—a idealizadora do Dia das Mães

A mitologia grega foi a responsável pela primeira comemoração do dia das mães, pois a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, esposa de Cronus, a mãe de Zeus e considerada a mãe dos Deuses.

No século XVII, a Inglaterra dedicou o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, denominado de “Mothering Sunday”—Domingo das Mães—havia folga para as trabalhadoras ficarem em casa com suas mães, comemorando a data. Na ocasião, era confeccionado o “mothering cake”, um bolo oferecido às mães.

A seguir, nos Estados Unidos, em 1872, a escritora Julia Ward Howe sugeriu a celebração do dia das mães. Essa escritora é autora da letra do hino daquele país.

Entretanto, somente em 1907, a americana Anna Jarvis, iniciou, efetivamente, a campanha para a celebração do Dia das Mães.

Anna Jarvis perdeu a mãe, entrando em depressão. Suas amigas, para perpetuar a memória da mãe de Jarvis, promoveram uma festa. Anna propôs que a celebração fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Durante três anos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães e a primeira celebração pública ocorreu em 26 de abril de 1910. Consta, entretanto, que a primeira celebração pública foi em 10 de maio de 1908, conforme está registrado na placa comemorativa, que se encontra na Igreja Metodista de Grafton, West Virginia, onde se lê: “Igreja Metodista de Andrews—Igreja Mãe do Dia das Mães—Primeira celebração do Dia das Mães—10 de maio de 1908—Fundadora: Anna Jarvis—Ministro: Dr. H.C. Howard—Supte. Da Escola da Igreja: L.L.Loar”.

Em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, unificou a celebração, ficando estabelecido que o Dia Nacional das Mães seria comemorado no segundo domingo de maio. Em seguida, mais de quarenta países adotaram a data.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anna Jarvis, após ver seu sonho realizado, em 1923, decepcionou-se, pois os comerciantes passaram a aproveitar a data para auferir lucros, com vendas, principalmente de cravos brancos, flor que é o símbolo da maternidade. Em protesto Anna afirmou: “Não criei o dia das mães para ter lucro”. Revoltada, entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, não obtendo sucesso. Anna Jarvis faleceu em 1948, aos 84 anos e, curiosamente, não teve filhos.

No Brasil, a primeira comemoração do Dia das Mães, foi promovida pela Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918, portanto, exatamente há 94 anos atrás, pois neste ano de 2012, o domingo das mães será comemorado na mesma data de sua primeira comemoração.

Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data, para ser comemorada no segundo domingo de maio.

Em 1947, o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, introduziu a data no calendário da Igreja Católica.

Pesquisa de Luiz Gonzaga de Carvalho e Silva—LuGo

TAGS:
Publicidade