As datas comemorativas costumam ter belos significados. Criadas com o intuito de celebrar alguma ocasião importante, parece que nos últimos anos os verdadeiros motivos para festejar tem sido esquecidos e o caráter comercial vem ganhando cada vez mais destaque. A VOZ DA SERRA foi às ruas para saber se as pessoas ainda acham que o Dia das Mães possui um apelo emocional forte ou se já foi tomado pela necessidade de se presentear a qualquer custo.
“Eu acho que todas essas datas comemorativas são comerciais. É tudo muito mais comercial do que sentimental. Sentimental a gente tem que ser todos os dias do ano. Não se pode ser aquele filho que nunca levou a mãe num restaurante e no Dia das Mães ele leva a mãe pra fila do self-service. O comércio precisa dessas datas pra incentivar as vendas.”
Ana Maria de Araújo Gomes, 57 anos, advogada, Centro
“Mãe é mãe. Acho que é uma data mais sentimental. O comercial é secundário. A data ajuda as vendas, mas acho que a data é mais sentimental. Tem gente que tem mãe, mas não tem. Mas acho que no fim das contas, o sentimental pega mais.”
Isaias Sotero da Cunha, 81 anos, comerciante, Jardim Califórnia
“Eu acho que pra algumas pessoas ela tem um apelo emocional mais forte, enquanto pra outras é só mais uma data comercial. Talvez seja mais uma data sentimental pra maior parte das pessoas. Minha mãe é tudo pra mim, então imagino que seja assim pra maioria.”
Áurea Fernanda, 21 anos, auxiliar de cartório, Cordoeira
“Acho que é uma data comercial. Tudo hoje em dia gira em torno do comércio, do lucro. Algumas pessoas até levam pro lado emocional, mas é bem mais comercial.”
Rafael Mendonça, 25 anos, cobrador de ônibus, Olaria
“Poucas pessoas realmente levam o Dia das Mães pro lado emocional. Acho que hoje em dia as pessoas celebram mais esse dia por causa do apelo comercial mesmo.”
Gisele Diniz, 24 anos, balconista, Olaria
“Eu acho que varia muito, depende do ponto de vista das pessoas. Tem gente que leva mais pro lado comercial, mas outras pessoas levam pro lado emocional. Acho que as pessoas deveriam valorizar mais o lado afetivo.”
Érica Moretti, 40 anos, professora, Centro
“Acho que é uma data comercial mesmo. As pessoas não sentem mais esse apelo emocional pela data.”
Marli Rosa, 53 anos, aposentada, Catarcione
“Eu acho que é uma data mais comercial. Hoje em dia não tem mais essa valorização da data, de ser dia das mães todos os dias.”
Mônica Cristina, 35 anos, auxiliar administrativo, Rio Bonito
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