Está cada vez mais comum elaborar estratégias para atrair clientes. Seja para vender roupas, calçados, eletrônicos ou utensílios domésticos, os lojistas têm apostado alto em formas de estimular as compras. Celebrado no próximo domingo, 14, o Dia das Mães é reconhecido como a segunda data mais lucrativa do ano, perdendo apenas para o Natal. Mas, com a atual situação financeira do país, é preciso ter criatividade para manter a tradição de boas vendas.
Em Nova Friburgo, pela Avenida Alberto Braune, é comum encontrar cartazes chamativos para os preços baixos. E a liberação do FGTS das contas inativas impulsiona as compras. É o caso do auxiliar de vendas Gilvan Queiroz, 32 anos, que aproveitou o benefício para fazer uma surpresa para a mãe. “Recebi o meu FGTS e fui comprar um fogão para a minha mãe. Ela estava precisando mas não tinha como comprar. Acho que ela vai gostar do presente”, comentou. Outro caso é do jovem estudante Rafael Santos, 19 anos. Estagiário de Direito, ele prefere esperar pelos últimos dias de vendas para escolher um presente legal e barato. “Já andei nos últimos dias buscando alguma coisa, mas esperei para comprar essa semana. O dinheiro está curto, mas não pode ser qualquer presente para uma pessoa tão importante”, diz.
Para a gerente de vendas de uma loja de roupas e calçados do centro da cidade, Caroline Silva, as expectativas são boas, apesar da crise. “Até agora o movimento não foi muito grande, mas acredito que as vendas vão alavancar até a véspera do Dia das Mães. A maioria das pessoas deixa para fazer compras em cima da hora, então estamos confiantes”, afirma ela.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, acredita que em maio, em função das comemorações pelo Dia das Mães, haverá aumento nas vendas do comércio da cidade em relação aos primeiros meses do ano. Ele afirma que as lojas enfrentaram muitas dificuldades no início de 2017 devido à crise econômica, aos elevados índices de desemprego e às altas taxas de juros, mas destaca que o movimento deve melhorar nesta semana anterior à data especial.
“Presentear as mães é uma tradição, e acho que isso não vai mudar por conta dos problemas que vivemos no momento. Embora as pessoas estejam apertando o orçamento e não planejem gastar mais do que no ano passado, a maioria acaba comprando pelo menos um presente, seja para a mãe, avó, sogra, esposa. Os consumidores brasileiros estão mais cautelosos, mas não vão deixar passar em branco justamente o Dia das Mães”, acredita Braulio.
E não é só em lojas físicas que há promoções. Um estabelecimento dedicado ao mercado plus size, também no centro da cidade, apostou na tática online. Recém-inaugurada, a loja vai receber o movimento do seu primeiro dia das mães e, para atrair a clientela, criou uma promoção nas redes sociais que dará a um sortudo um vale-compras para presentear a mãe. De acordo com a empresária Andreia Freitas, a expectativa é de boa movimentação nestes últimos dias que antecedem a data. “Toda mãe merece ter um look especial, e a gente criou essa promoção para ajudar dessa forma. Nossa intenção também foi aproveitar essa movimentação do dia das mães para que as pessoas conheçam a loja, já que é a melhor data do ano, depois do Natal. Nossa expectativa é boa”, aposta.
Comércio não vai bem no Caged
O Dia das Mães pode ser um alavancador para o comércio, em Nova Friburgo. Mesmo com a cidade no topo do ranking estadual na relação entre contratações e desligamentos, considerando os três primeiros meses do ano, o segmento das lojas não vai tão bem. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, foram 139 contratações e 1.454 desligamentos. Um déficit de 115 vagas.
Fotos de vitrines com promoção solicitadas ao Henrique
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