Com um ano e meio Maria Antonia já brincava no iPad da mãe. Ela adorava um joguinho em que o objetivo era arrastar uma cenoura até a boca de uma girafa. Ficava ali, concentrada, alimentando seu bichinho virtual.
Hoje, Dia das Crianças, Maria Antonia está completando quatro anos. Já não brinca mais com sua antiga amiga girafa, mas não largou o iPad. Com ele conheceu as vogais, as letras maiúsculas e minúsculas. E aprendeu a contar até dez em inglês, além do nome das cores.
A antiga vitrolinha, onde gerações passadas ouviam histórias infantis em disquinho (isso mesmo, o velho e bom vinil) coloridos, foi também substituída por equipamentos eletrônicos, como o iPad de Maria Antonia.
"Mas eu limito o tempo de uso”, garante a mãe, Carolina. "Ela tem brinquedos comuns, não só eletrônicos”, diz.
Tablets, celulares, videogames, iPods... Decididamente, o sonho das crianças de hoje em dia mudou muito. Mas será que a inocente curiosidade, a felicidade de descobrir algo novo, a alegria de simplesmente brincar não é a mesma em qualquer tempo?
![](/uploads/OUTUBRO /LIGHT 12-10-2013/foto (3).jpg)
![](/uploads/OUTUBRO /LIGHT 12-10-2013/Vitoria.jpg)
![](/uploads/OUTUBRO /LIGHT 12-10-2013/maria antonia na gangorrA.jpg)
Dia das Crianças pelo mundo
Em 20 de novembro de 1959 foi aprovada, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a Declaração dos Direitos da Criança. Adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ela tem dez princípios. A ONU reconhece essa data – 20 de novembro – como o Dia Universal da Criança. Mas cada país tem o seu próprio dia para homenagear a criançada.
No Brasil, o deputado federal Galdino do Valle Filho, muito antes, em 1924, teve a ideia de criar uma data especial para este fim, o que foi aprovado por seus colegas da Câmara e oficializado pelo presidente Arthur Bernardes: 12 de novembro passou então a ser o Dia das Crianças. Mas as comemorações só passaram a se tornar realidade em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson lançaram a "Semana do Bebê Robusto”. Com o sucesso – e os lucros – da campanha, nos anos seguintes, outras empresas resolveram promover ações na chamada "Semana da Criança”. E aí a data "pegou”.
Veja as datas em que alguns outros países comemoram o Dia da Criança:
África do Sul: primeiro sábado de novembro
Alemanha: 20 de setembro
Angola: 1º de junho
Argentina: segundo domingo de agosto
Bangladesh: 17 de março
China: 1º de junho
Colômbia: do segundo ao último fim de semana de abril
Coreia do Norte: 2 de junho
Coreia do Sul: 5 de maio
Espanha: segundo domingo de maio
Estados Unidos: primeiro domingo de junho (varia de estado para estado)
Índia: 14 de novembro
Irã: 8 de outubro
Irlanda: 25 de março
Israel: 4 de outubro
Hungria: último domingo de maio
Japão: 3 de março (meninas) e 5 de maio (meninos)
Moçambique: 1º de junho
Nova Zelândia: primeiro domingo de março
Portugal: 1º de junho
Sri Lanka: 1º de outubro
Sudão: 23 de dezembro
Vietnã: 1º de junho
Deixe o seu comentário