Comemorado hoje, 31 de outubro, o Dia das Bruxas — ou "Halloween” — vem ganhando cada vez mais força no Brasil. A festa, uma tradição típica da cultura anglo-saxã, começou a se popularizar no país há cerca de 15 anos através dos cursos de inglês e foi conquistando um número crescente de adeptos. Atualmente, a data serve de tema para uma série de eventos e, até mesmo, festas de aniversários. Alguns brasileiros também incluem na temática da festa elementos de nosso folclore, como a mula sem cabeça e o saci-pererê (o dia 31, inclusive, também é o Dia do Saci, criado por lei em 2003).
Em Nova Friburgo, o sucesso do Dia das Bruxas pode ser medido pelas caprichadas decorações de cursos de inglês e lojas especializadas em artigos para a data, com direito a bruxas, caveiras, monstros, e a famosa abóbora iluminada — que representa a alma dos mortos.
Vale destacar que o Dia das Bruxas surgiu há dois mil anos, quando povos celtas festejavam o fim do verão, a proximidade do ano novo e as fartas colheitas. Acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material.
Deixe o seu comentário