(SECOM) A chuva fina que caiu na cidade na manhã desta segunda, 3, não desanimou os representantes das dez colônias estrangeiras de Nova Friburgo que festejaram o Dia da Reunificação da Alemanha, no Centro de Turismo, Praça Dermeval Barbosa Moreira. O tradicional hasteamento de bandeiras ocorreu debaixo da fina chuva às 10h15. Friedrich Schlupp hasteou a bandeira da Alemanha e o secretário de Cultura Roosevelt Concy, representando o prefeito Dermeval Neto, hasteou a bandeira do Brasil. O secretário de Turismo José Carlos da Motta também participou da cerimônia.
Logo após a execução dos hinos da Alemanha, de Nova Friburgo e do Brasil, e do hasteamento das bandeiras, Bárbara Husung falou em nome dos descendentes alemães que residem em Nova Friburgo. Ela lembrou que o município foi o primeiro do Brasil a receber colonos alemães. Afirmou também que a importância do dia 3 de outubro está relacionada à reunificação da Alemanha a partir da queda do muro de Berlim. “Em 1989 o muro ruiu e isso representou para o mundo que não há muro que impeça que os povos possam viver em paz. A partir daí, países totalitários começaram a ruir, demonstrando que o único desejo do homem é viver livremente. Só assim o povo pode desenvolver-se. Então, devemos levar a promoção da paz para nossas casas. E viver em paz é possível, já que nossa cidade demonstra isso através do bom convívio das diversas colônias estrangeiras que aqui se instalaram. Somos um exemplo de boa vizinhança”, afirmou Bárbara.
Roosevelt Concy saudou a todos em nome do prefeito, lembrando que a colônia alemã foi uma das principais a promover o processo de formação e desenvolvimento de Nova Friburgo. E saudou especialmente a todos os descendentes presentes, já que muitos saíram de seus países e encontraram no município o local para viver, trabalhar e criar suas famílias. “Vocês tiveram oportunidade de viver em seus países ou em outro qualquer, mas escolheram nossa cidade. Por isso, vocês são mais brasileiros que muitos brasileiros de verdade”.
Roosevelt também comentou as palavras de Bárbara Husung, principalmente em relação à afirmação de que Nova Friburgo havia sido o primeiro município brasileiro a receber descendentes alemães. “Temos que divulgar isso, pois a cidade São Leopoldo, que leva para si esse feito, só recebeu descendentes alemães seis meses depois que a nossa cidade”, afirmou o secretário de Cultura.
Mas o ponto alto do discurso do secretário Roosevelt Concy foi a respeito da irmanação entre as cidades Nova Friburgo e Freiburg. Segundo disse, “em 2000 a Prefeitura foi à Alemanha levar a manifestação do povo friburguense. Esse ano foi o início do entendimento entre as cidades e o resgate de gratidão, já que a colônia alemã foi a grande responsável pelo processo de desenvolvimento socioeconômico de Nova Friburgo. Temos de pensar na reaproximação, depois de oito anos de esquecimento. E essa reaproximação começa com a premiação que a cidade vai receber, através do prefeito Dermeval Neto, dia 23 de outubro na Alemanha, na cidade de Colônia”, revelou.
Roosevelt finalizou sua fala com uma mensagem de otimismo, fazendo um paralelo com a imigração desses povos. O secretário disse que “somos um povo forte. Devemos avançar, prosseguir, mas para isso precisamos mais uma vez de vocês [colônias] na reconstrução do espírito, da alma, do orgulho, não só do lado material”.
Deixe o seu comentário