Dia da Independência é celebrado com o tradicional desfile cívico-militar

Evento reuniu militares, escolas e outras entidades do município
quarta-feira, 07 de setembro de 2016
por Dayane Emrich
Euterpe Friburguense (Foto: Henrique Pinheiro)
Euterpe Friburguense (Foto: Henrique Pinheiro)

Em comemoração aos 194 anos de Independência do Brasil, a Avenida Alberto Braune, no Centro de Nova Friburgo, foi palco nesta quarta-feira, 7, do tradicional desfile cívico-militar. A solenidade, que reuniu centenas de pessoas — entre civis e militares —, teve início às 8h30 com o hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura. A bandeira de Nova Friburgo foi hasteada pelo presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio; a do Estado do Rio pelo diretor do Sanatório Naval, o capitão de fragata José Roberto Gomes Corrêa Macedo, e a do Brasil pelo prefeito Rogério Cabral. Na sequência, foi a vez da Banda Euterpe Friburguense abrilhantar e emocionar o público presente com a execução do Hino Nacional e Municipal. O diretor do Sanatório Naval e o prefeito passaram em revista as tropas formadas em frente à Prefeitura e em seguida juntaram-se às demais autoridades e se dirigiram a pé, pela Avenida Alberto Braune, até o palanque oficial.

O Desfile Militar — que chama atenção principalmente das crianças pelas fardas, marchas e veículos militares — começou às 9h10, na altura da Rua Duque de Caxias, sentido Praça Dermeval Barbosa Moreira. A tropa do Sanatório Naval abriu a avenida, seguida pelo Tiro de Guerra, a Polícia Militar, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e Banda Campesina Friburguense. 
“Venho quase todos os anos. Gosto muito de ver as tropas passarem. É, com certeza, a parte mais emocionante. Os uniformes dos marinheiros, do Exército, a forma como andam e os carros de bombeiro, da polícia. Tudo muito bonito”, disse a aposentada Marly Maria Sousa, de 62 anos.

Já a segunda parte do desfile, como tradição, contou com a participação dos colégios e outras entidades da cidade. As colônias — suíça, portuguesa, pan-africana, alemã, austríaca, espanhola, húngara, italiana, japonesa e libanesa — foram as primeiras a passar. A banda de  tambores do Colégio Estadual Canadá, de Olaria; o Colégio Municipal Odette Penna Muniz; a Banda da Afape, o Colégio Modelo, o Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, o Colégio Municipal Nair Rodrigues, o Colégio Municipal Dante Magliano, o Colégio Estadual Dr. Galdino do Valle Filho; a Banda de Tambores do Ponto de Cultura de Olaria e o Colégio Mercês ajudaram a tornar a data ainda mais especial.

A cobertura completa do Desfile da Independência em Nova Friburgo estará disponível na edição desta sexta-feira, 9. 

  • Campesina Friburguense (Foto: Henrique Pinheiro)

    Campesina Friburguense (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Defesa Civil (Foto: Henrique Pinheiro)

    Defesa Civil (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Guarda Municipal de Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

    Guarda Municipal de Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

  • 11º Batalhão de Polícia Militar (Foto: Henrique Pinheiro)

    11º Batalhão de Polícia Militar (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Tiro de Guerra (Foto: Henrique Pinheiro)

    Tiro de Guerra (Foto: Henrique Pinheiro)

  • 6º Grupamento de Bombeiro Militar (Foto: Henrique Pinheiro)

    6º Grupamento de Bombeiro Militar (Foto: Henrique Pinheiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade