Dia da Imigração Japonesa é comemorado nesta segunda

Precursores orientais em Nova Friburgo foram os Kassuga, há 110 anos
segunda-feira, 18 de junho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Dia da Imigração Japonesa é comemorado nesta segunda

O Dia da Imigração Japonesa ou Dia Nacional da Imigração Japonesa é comemorado nesta segunda, 18. Oficialmente, o Dia Nacional da Imigração Japonesa foi instituído no Brasil através da lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005.

A imigração japonesa começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma série crise econômica. Por outro lado, o Brasil necessitava de mão de obra para a lavoura do café.

A maior parte dos japoneses eram camponeses pobres, oriundos das províncias do Sul e do Norte do Japão e foi no estado de São Paulo que permaneceu a maior parte dos colonos japoneses que vieram para o Brasil.

Em Nova Friburgo, os japoneses tiveram uma grande contribuição na introdução da plantação de caquis. Hoje, por causa dos japoneses, Nova Friburgo é um dos maiores produtores e exportadores  de caqui do país.

Hoje o município abriga aproximadamente cem famílias de descendentes, que atuam com destaque na agricultura, floricultura e gastronomia. Os precursores orientais em Nova Friburgo foram os Kassuga, há 110 anos.

A colonização japonesa em Nova Friburgo iniciou-se em 1927 com a chegada do engenheiro agrônomo Tohoro Kassuga, nascido em 1892, no Japão. Chegou aos 35 anos a São Paulo com a esposa Toku e os filhos Tuney e Jorge Kassuga. De lá veio para o Rio de Janeiro. Apresentado ao advogado Julio Zamith, convidou Tohoro para vir para Nova Friburgo. Em Friburgo, foi morar no Tingly e deu inicio à plantação de caqui (kaki). Recebe o convite para ir para Região Amazônica, trabalhar na Companhia Nipônica de Plantação do Brasil, na lavoura de cacau.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade