Dia da consciência negra, nesta terça, tem farta programação

Colônia pan-africana e Sesc realizam eventos abertos ao público para celebração da data
terça-feira, 20 de novembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Dia da consciência negra, nesta terça, tem farta programação

 

Nesta terça-feira, 20, dia nacional da consciência negra - feriado estadual - a colônia Pan-Africana  de Nova Friburgo e o Centro Afro-Brasileiro Ysun-Okê realizam na Praça das Colônias, no Suspiro, a solenidade de hasteamento das bandeiras dos países que participaram da colonização do município. O evento, 10h, contará com apresentação de dança africana dos alunos da Colégio Municipal Padre Rafael.

“Nossa colônia foi ‘adotada’ pelos alunos da escola, que participam do projeto Ascofri nas Escolas, iniciativa da associação de colônias para aproximar as escolas das colônias”, disse a presidente da colônia pan-africana e do Ysun-Okê, Ilma Santos. “As ações pelo Dia da Consciência Negra começaram na semana passada”, lembrou ela.

Também na praça, no espaço dedicado à colônia negra, estará em cartaz uma exposição do fotógrafo Zezinho Andrade, que poderá ser apreciada durante todo o dia. Às 13h30, será realizada ainda uma oficina de bonecos abayomi, com a oficineira Rose Alves. A técnica utiliza retalhos de tecidos, em que o boneco negro é construído com nós, sem o uso de cola ou costura. Abayomi em iorubá significa encontro precioso.

A celebração da data vai continuar na Estação Livre (antiga rodoviária urbana), na Praça Getúlio Vargas, 14h, com rodas de capoeira a cargo das equipes DNA Capoeira e Abadá Capoeira, basquete do Country Clube, aula de dança afro, desfile de beleza, cortes de cabelo e maquiagem, com o Senac, Studio Melanina, Marcella Santos, Afrodivas e Negra Rosa. Às 16h, tem a apresentação do Serrata Records. Em seguida, será a vez do coral Império das Negas. Passistas de escolas de samba de Nova Friburgo também farão apresentação no local, 17h30. Em seguida, roda de samba com Moça Prosa. O evento da colônia tem o apoio da Teia de Eventos, da prefeitura, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ascofri e Império das Negas.  

Musical, exposição e filme

O Sesc também promove hoje uma série de eventos para celebrar a consciência negra. No teatro da unidade (Avenida Presidente Costa e Silva, 231) tem o espetáculo “Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro”. Escrito e dirigido por Ribamar Ribeiro, o musical terá apresentação única, 18h.

Inspirado livremente no livro homônimo do sociólogo e escritor pernambucano Gilberto Freyre, publicado em 1933, o espetáculo destaca as questões sociais relatadas no romance, que transita pelo período colonial do Brasil, traçando um paralelo da colonização portuguesa e a formação da sociedade agrária e escravocrata com a formação do povo brasileiro, suas misturas de raças e culturas. A peça tem 90 minutos de duração e será encenada pela companhia de teatro Ciclomáticos. A classificação etária é 12 anos e os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Sesc, a R$ 10, inteira e R$ 5, meia entrada.

A galeria de artes Sesc também expõe, desde o último dia 9, as obras da artista plástica Beth Medeiros. A exposição “África, a nobreza africana” apresenta um conjunto de telas, máscaras e maquetes. Com cores vivas e contrastantes, as obras de Beth passeiam com propriedade pela temática dos reis e rainhas africanos. A obras ficarão expostas até o dia 25, com entrada franca.     

No dia 30, 18h30, o Sesc encerra o mês da consciência negra com a apresentação gratuita de ''Tia Ciata'', curta-metragem documental que aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de grande importância para a história e cultura brasileira, referência na construção da identidade nacional. Após a exibição ocorrerá debate.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade