Flávia Namen
O Projeto Florestar.com não deixará passar em branco o Dia da Árvore, comemorado na próxima terça-feira, 21. Um animado evento será promovido na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 9h às 17h, e promete reunir um público de todas as idades. Distribuição de sementes de espécies nativas, como ipê roxo e araucária, além de marcadores de livros com dicas de preservação ambiental, serão os carros-chefes da programação.
A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para as questões ambientais, em especial a importância das árvores. Para isso, quem passar pelo local poderá tirar uma foto com uma árvore simbólica que será colocada no local. “Vamos oferecer essa lembrança para quem quiser guardar uma recordação da data, uma das mais importantes do calendário ambiental”, destaca o coordenador do projeto, Luiz Latour.
A garotada poderá se divertir com atividades de recreação e arte-terapia voltadas para despertar a consciência ecológica. Com supervisão de uma psicóloga, as brincadeiras visam educar a criançada sobre o valor das árvores para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “É fundamental fazer esse trabalho de conscientização das novas gerações”, afirma Latour.
Neste ano, em função do grande número de queimadas que estão afetando a região, a programação contará com distribuição de panfletos contendo orientações para evitar o problema. “Um dos principais cuidados é não jogar lixo nas matas, um hábito que contribui para a combustão e acaba provocando as queimadas, assim como o de queimar lixo em quintais e terrenos”, diz Latour, acrescentando que esse trabalho de conscientização precisa ser feito permanentemente.
Vale a pena conferir o evento do dia 21, que promete movimentar a Praça Dermeval e disponibilizará um serviço para quem quiser tirar dúvidas sobre questões ambientais e as funções e responsabilidades dos órgãos do setor. “Toda a comunidade está convidada a comparecer, em especial os estudantes das escolas das redes pública e particular do município”, conclui Latour, que está confiante no sucesso desta 12ª edição do evento.
Rota 116 também terá uma série de atividades para o Dia da Árvore
Outro evento comemorativo ao Dia da Árvore que vai agitar a Praça Dermeval é o que será promovido pela concessionária Rota 116, em parceria com a empresa de consultoria Idealis. A programação contará com uma série de atividades voltadas à preservação do meio ambiente, destinadas à comunidade e a alunos da rede pública e particular do município. Destaque para a oficina de artesanato com caixas de leite tetrapack e garrafas pet, que terá apoio do Centro de Educação Ambiental da Empresa Brasileira de Meio Ambiente.
O ponto alto da programação promete ser a apresentação do espetáculo Palhaço na Praça, com a companhia de teatro Família Clou, em duas sessões: às 10h30 e às 15h30. Com 50 minutos de duração, a peça aborda temas como meio ambiente, poluição, preservação ambiental e efeito estufa. Tudo animado por muita música, show de mágica e brincadeiras para a garotada.
A ação desenvolvida pela Rota 116 será voltada ainda para a redução da emissão de carbono, através do replantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no entorno do quilômetro 56,2 da RJ-116, onde há uma área degradada, cujo reflorestamento já foi autorizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Vale destacar que a iniciativa faz parte do Projeto Rotambiental da concessionária, que vem sendo promovido desde o início do ano, para incentivar ações de respeito à natureza. “Contratamos a Idealis para criar um projeto ambiental e nos orientar. Na primeira fase do projeto envolvemos nossos profissionais e agora partimos para uma ação aberta à comunidade, procurando estimular à população a pensar e agir em prol do meio ambiente, a nossa principal riqueza”, avalia o superintendente da concessionária Rota 116, David Augusto Barbosa.
Por que comemorar a data?
O Dia da Árvore costuma ser comemorado em vários municípios do Brasil por seu significado para o meio ambiente. A escolha da data não foi por acaso e deve-se à chegada da primavera, quando as muitas espécies de árvores estão mais bonitas, floridas e frondosas. Apesar de sua importância ecológica, o crescente processo de industrialização e desenvolvimento tem aumentado o desmatamento e a destruição de milhões de árvores em todo o mundo.
Por outro lado, é cada vez maior a conscientização sobre o valor da preservação da natureza para manter o equilíbrio do planeta. Muitas são as entidades e pessoas que vêm se engajando para mostrar que as árvores são vitais para a população não só em beleza como em qualidade de vida. Em termos paisagísticos, uma cidade arborizada funciona como um corredor ecológico natural bastante agradável para a comunidade, oferecendo sombra e um belo visual com suas folhas e flores. Sob o aspecto ambiental, as árvores amenizam a temperatura, melhoram a qualidade do ar, evitam erosões, abafam ruídos, contribuem para proteção dos solos, rios e nascentes, além de fornecerem abrigo e alimento para os pássaros, contribuindo para a preservação da vida silvestre.
Deixe o seu comentário