* Ulisses Sabará
Setembro é um mês repleto de datas importantes, como o Dia da Árvore. As florestas podem ser consideradas uma das grandes riquezas de nosso planeta por inúmeros motivos, como o fato de as árvores possibilitarem a fotossíntese, aumentarem a umidade do ar e permitirem a continuidade no ciclo das chuvas, garantindo a sobrevivência de milhares de espécies animais, inclusive a do homem. No Brasil, país que se formou em uma região privilegiada do globo, um levantamento feito pelo Ministério do Meio Ambiente mostrou que 61,5% de seu território é coberto por florestas.
Tendo em vista esse fator e o desdobramento de questões universais, é cada vez maior a preocupação com a preservação do meio ambiente. É possível que a biodiversidade de biomas como a Amazônia, por exemplo, seja explorada de maneira inteligente, conservando seus elementos naturais e, ainda, contribuindo para o desenvolvimento social. Prova disso, são os insumos brasileiros para a indústria de cosméticos, que fazem sucesso nos mercados nacional e internacional seguindo processos produtivos sustentáveis.
Aliás, no Dia da Árvore queremos lembrar que ser verde é muito mais do que ter um discurso engajado: é preciso que as práticas façam valer as palavras. Isso é importante na medida em que o termo sustentabilidade se tornou comum e perdeu força nos últimos anos, já que, ao virar um atributo de marca, foi buscado sem o cuidado exigido.
Para reverter essa situação, já encontramos organizações, de todos os setores, comprometidas e empenhadas em divulgar o conceito de que as florestas têm mais valor em pé do que deitadas. Em parceria com comunidades locais, por exemplo, existem empresas que praticam a conscientização para mostrar a importância de se preservar os biomas brasileiros. Afinal, atitudes como manter uma árvore na natureza e apoiar a extração de frutos de forma sustentável, podem ser vistas como garantia de renda para diversas famílias e, também, como uma contribuição com o planeta.
Além disso, por meio do trabalho baseado no chamado triple botton line, é possível obter lucros via uma gestão que priorize os recursos naturais, respeitando e beneficiando as pessoas envolvidas no processo produtivo. Por isso, fica o convite para refletirmos sobre nossas práticas e como podemos contribuir com a questão.
O Dia da Árvore serve para lembrar que somos parte integrante da natureza.
* Ulisses Sabará é presidente da Beraca, empresa genuinamente brasileira e líder global em insumos amazônicos para a indústria
Deixe o seu comentário