Dia da Alemanha é celebrado na Praça das Colônias

Solenidade com hasteamento de bandeiras reúne autoridades e representantes da sociedade civil
quinta-feira, 03 de maio de 2018
por Dayane Emrich (dayane@avozdaserra.com.br)
Solenidade teve tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras (Fotos: Leo Arturius)
Solenidade teve tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras (Fotos: Leo Arturius)

 

Nesta quinta-feira, 3, Dia Nacional da Alemanha, foi realizada na Praça das Colônias, no Suspiro, a tradicional cerimônia de hasteamento de bandeiras. O evento, marcado por muita alegria e emoção, reuniu diversas autoridades e representantes da sociedade civil. Na cerimônia foi destacada a participação dos alemães em nossa colonização e a importância deles para a industrialização do município.

A solenidade foi prestigiada pela coordenadora do Comitê 200 anos e primeira dama do município, Cristina Bravo, que representou o prefeito Renato Bravo; o subsecretário de governo, Wilton Neves e o secretário municipal de Cultura, o músico Mário José Bastos Jorge, o Marinho. Participaram da solenidade também o presidente do conselho deliberativo da  Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Gilberto Sader; e o pastor da igreja Luterana, Gerson Acker.

Em discurso, o presidente da colônia alemã, Edmilson Lima Schneider falou sobre a grande participação dos europeus na fundação e no desenvolvimento socioeconômico de Nova Friburgo. “Essa é uma data emblemática, em que celebramos os 194 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães em solo friburguense, os quais deram origem a muitas empresas do município. Celebramos ainda essa cidade que tão bem acolheu tantos povos e que é referência em todo o país quando o assunto é história e valores culturais”, disse ele.

Já a primeira dama, Cristina Bravo, parabenizou os integrantes da colônia alemã pela data e destacou o trabalho realizado pela Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri). “Qual cidade no Brasil possui 10 colônias entre seus colonizadores? O atual governo valoriza e dá muita importância as ações da Ascofri junto às escolas municipais, ensinando às crianças sobre as tradições desses povos e também sobre a história do nosso município”, disse ela, lembrando da reinauguração da Praça das Colônias, ainda neste mês. “Queremos que esse seja um espaço para a divulgação da culinária típica de cada país, através da realização de eventos, venda de artesanato  e promoção da cultura”, pontuou.

Além da execução dos hinos nacional brasileiro e alemão, foi executado o hino de Nova Friburgo. Durante o evento, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Espanha, Líbano, Japão, Hungria, Itália, Alemanha, Portugal, Pan-africana, Áustria e Suíça e apresentação dos alunos da Escola Cecília Meireles, do Cascatinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade