Dia D de vacinação contra a gripe imuniza 3.700 pessoas

Meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 37 mil pessoas até o fim do mês
segunda-feira, 06 de maio de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
(Foto: Paula Valviesse)
(Foto: Paula Valviesse)

Nova Friburgo aderiu no último sábado, 4, ao Dia D de vacinação contra a gripe. Este ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar, até o próximo dia 31, pelo menos 90% do público-alvo, o que corresponde a cerca de 37 mil pessoas. A campanha de imunização iniciada no dia 10 de abril ainda não atraiu muita gente, por isso, houve uma grande aposta das autoridades de saúde no Dia D, que conseguiu mobilizar 3.700 pessoas.

Para atrair o público, as doses da vacina foram disponibilizadas nas quatro principais unidades de saúde da cidade: os postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; Waldir Costa, no distrito Conselheiro Paulino; e a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, das 8h às 17h. Além disso, até às 13h também foi possível receber a imunização em uma tenda montada pela Secretaria de Saúde na Via Expressa, em Olaria, durante a ação social “Cidade Solidária”.

Quem deve se vacinar

No município, o público-alvo atendido é composto por gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), crianças a partir dos 6 meses e menores de 6 anos e idosos a partir 60 anos, além de funcionários da educação, profissionais de saúde e das forças de segurança, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade, também estão sendo vacinados, mas nesses casos se faz necessária a apresentação de documento que comprove o vínculo empregatício ou de uma declaração médica.

Imunização continua com reforço

Para alcançar pelo menos 90% do público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta segunda-feira, 6, que o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) também irá promover a vacinação contra a gripe. A imunização acontecerá sempre das 9h às 16h, conforme calendário definido pelas equipes da Atenção Básica. Nesta terça-feira, 7, as doses da vacina estarão disponíveis nas ESFs de Campo do Coelho, Conquista, Centenário, São Lourenço, Lumiar e São Pedro da Serra; na quarta-feira, 8, serão atendidos os moradores de Amparo, Mury, Vargem Alta e Stucky; na quinta-feira, 9, será a vez de Riograndina, Terra Nova, Varginha e Nova Suíça; no dia 15, a vacinação está aberta em Galdinópolis e Macaé de Cima; e no dia 20, ela acontecerá nas unidades de Rio Bonito.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, as doses da vacinação estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no postos do Suspiro, Olaria e Conselheiro, e todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 16h, na Unidade Básica de Saúde de São Geraldo, até o final da campanha.

Vacinação no último sábado facilitou a população

Com a participação de todos os profissionais da vacinação, a imunização em todos os locais seguiu sem muita fila. No posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, para acelerar o atendimento, os profissionais de saúde ainda abriram duas salas de vacinação: uma para idosos e atendimentos especiais e outra para crianças e gestantes.

Aos 59 anos, Donilho Frossard foi ao posto de saúde do Suspiro para tomar a vacina. Ele faz parte do grupo de pessoas atendidas com a imunização em decorrência de doença crônica, já que é diabético: “Esse é o quinto ano que tomo a vacina. Como trabalho nos dias úteis, sempre aproveito quando há vacinação aos sábados. Assim não preciso me ausentar do trabalho para poder me vacinar”, conta.

A pequena Valentina, de 3 anos, voltou à fila de crianças que aguardava atendimento junto dos pais e responsáveis para incentivar os coleguinhas a entrar na sala de vacinação: “Não doeu, eu já tomei, olha”, dizia ela enquanto mostrava o braço onde foi aplicada a vacina, ainda coberto por algodão e curativo. A avó da pequena, Vânia Siqueira, de 49 anos, também aproveitou o Dia D: “A mãe da Valentina trabalha também aos domingos. A  abertura do posto no sábado, com essa ação, facilita bastante. Permite até que os pais venham juntos para vacinar seus filhos”, afirma.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Vacinação contra a gripe
Publicidade