Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado

Secretaria Municipal de Saúde oferecerá doses em quatros postos de saúde e no parque de eventos da Via Expressa
quinta-feira, 02 de maio de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
(Foto: Alerrandre Barros)
(Foto: Alerrandre Barros)

Neste sábado, 4, acontece o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Em Nova Friburgo, a mobilização será realizada das 8h às 17h, nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; Waldir Costa, no distrito Conselheiro Paulino; e na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo. As doses também estarão disponíveis, desta sexta-feira, 3, a domingo, 5, das 9h às 13h, em um stand da Secretaria Municipal de Saúde que será montado na Via Expressa, em Olaria, durante a ação social Cidade Solidária, projeto da prefeitura que levará serviços de diversas secretarias de governo ao local (veja mais detalhes do evento na página 7 desta edição).

Deve se vacinar o grupo prioritário, que é formado por gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir dos 60 anos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade. A vacina também é oferecida aos professores das escolas públicas e privadas, profissionais da saúde e das forças de segurança e salvamento, como policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Meta é vacinar 37 mil em Friburgo até o fim da campanha

Iniciada no último dia 10 de abril, a campanha vai até 31 de maio nos postos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar cerca de 37 mil pessoas, 90% do público-alvo, em Friburgo. No ano passado, foram imunizadas 38.986 pessoas, o que representa 93% do público-alvo. O município, contudo, contabilizou uma baixa adesão de gestantes e crianças na última campanha.

Já a Secretaria estadual de Saúde informou que pretende vacinar 4,8 milhões de pessoas, e alcançar 90% do público-alvo, em 1.845 postos de saúde do Rio de Janeiro. Pelo menos 14 mil profissionais de saúde serão mobilizados nos 92 municípios fluminenses. No ano passado, a cobertura atingida pela campanha foi de 77,99% do público-alvo. Foram notificados 233 casos de Influenza, com 30 óbitos, no estado. Este ano, não ocorreu nenhuma notificação da doença.

Gripe pode levar a sérias complicações e até a morte

Infecção viral respiratória contagiosa, mais grave do que um resfriado, a gripe pode levar a complicações médicas sérias e à morte. A doença pode ser causada por quatro tipos do vírus Influenza: H1N1 e H3N2 e tipo B Yamagata e Victoria. Como esses vírus estão em constante mudança de um ano para outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente e, por isso, é importante se vacinar contra a gripe todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Vacinação contra a gripe
Publicidade