Dia D de combate à dengue: 407 imóveis foram visitados

Dia foi marcado também por ações de conscientização na Praça Dermeval Barbosa Moreira
quinta-feira, 31 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Autoridades marcam presença no Dia D e discutem próximas ações (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Autoridades marcam presença no Dia D e discutem próximas ações (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Na manhã desta quinta-feira, 31 de março, foi promovida a ação “Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti” em Nova Friburgo. A mobilização ocorreu na Praça Dermeval Barbosa Moreira e contou com a participação de diversos órgãos. Instituído pelo decreto municipal 63, do último dia 21 de março, o Dia D teve a finalidade de conscientizar a população quanto à necessidade de combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

“É preciso que todos façam a sua parte e digo isso não só como prefeito, mas, primeiramente, como cidadão. Cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências. Precisamos reverter esse quadro. A data surgiu com o principal intuito de alertar a população”, afirmou o prefeito Rogério Cabral, que esteve presente na ação.

Além da distribuição de panfletos, o evento contou com a participação de agentes de endemias que orientaram algumas pessoas e tiraram dúvidas sobre cuidados domésticos para inibir a proliferação do mosquito. De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde, Olaria, Alto de Olaria e Bela Vista são os bairros onde se concentram o maior número de casos de dengue.

“Visitamos 407 imóveis, fizemos 200 eliminações de água parada e encontramos 40 focos do mosquito apenas nesta região. Percebemos é que apesar do alto número de casos, ainda há pouca adesão da população quanto à vigilância correta das residências”, disse o subsecretário da pasta, Ricardo Fazoli.

Para o secretário de Saúde, Rafael Tavares, a visitação de imóveis fechados também tem sido uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos agentes. “Diversas secretarias estão envolvidas nos mutirões que estamos realizando e a vistoria tem sido muito importante nessa conscientização. No entanto, a fiscalização dos imóveis fechados ainda é uma dificuldade. Apesar de termos direito a acesso, para esse tipo de ação precisamos de ao menos duas testemunhas, chaveiros e diversas outras burocracias. Por isso, pedimos que os proprietários também se conscientizem quanto a suas responsabilidades e solicitamos aos vizinhos que tenham contato com essas pessoas, para que alertem-nos quanto a necessidade de limpeza do local e a facilitação do nosso acesso”, orienta o secretário.

Ainda segundo Rafael Tavares, com o término do verão o número de casos tende a diminuir. Mesmo assim, as ações devem continuar em todas as unidades de saúde. De acordo com o último balanço da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, divulgado na tarde de quarta-feira, 30 de março, este ano Nova Friburgo já contabiliza 1.824 casos de dengue e 47 gestantes com suspeita de zika vírus. Um aumento de 913% se comparado a todo o ano de 2015. O próximo mutirão de combate ao Aedes aegypti deve acontecer no Cordoeira ainda nesta primeira quinzena de abril.

Cuidados semanais para combater a proliferação do Aedes

Parceira da ação, a Unimed Nova Friburgo também esteve presente no “Dia D” com a “Operação Quintal Seco”. “Atingimos um número de casos alarmante chegando a ter um fluxo de atendimento de três mil pessoas com suspeita da doença em nossa unidade. Preocupados com essa situação, resolvemos nos unir à Prefeitura para realizar esses mutirões de conscientização”, explica o gerente da Unimed Nova Friburgo, Phillipe Lontra.

Além de chamar a atenção dos pedestres e motoristas com o balão “Operação Quintal Seco”, a instituição também realizou distribuição de panfletos com procedimentos que a população deve cumprir semanalmente. Ações como a limpeza de ralos, calhas e canaletas estavam entre as recomendações. Confira dez outros cuidados divulgados no folheto:

1. Mantenha as lixeiras bem tampadas;
2. Guarde as garrafas viradas com a boca para baixo;
3. Tampe os tonéis e a caixa-d’água;
4. Limpe a base do filtro;
5. Preencha os pratos de vasos de planta com areia;
6. Limpe os potes de água dos animais;
7. Limpe a água presente no umidificador de ar;
8. Tome cuidado com as bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
9. Limpe a bandeja coletora de água da geladeira e do ar-condicionado;
10. Cubra e faça manutenção periódica de áreas de piscinas e hidromassagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti | Dengue
Publicidade