Dezembro terá horário estendido no comércio e reforço no policiamento

Aumento do efetivo nas ruas do Centro começou a vigorar esta semana. PM pretende alcançar a meta com antecipação da operação de Natal
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Dezembro terá horário estendido no comércio e reforço no policiamento

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo divulgaram os horários especiais de funcionamento das lojas neste fim de ano. A partir deste sábado, 1º de dezembro, todas os estabelecimentos comerciais do município estão autorizados a estender o horário de atendimento ao público. A ampliação do expediente será acompanhada do aumento do patrulhamento nas ruas, que segundo o comandante do 11º BPM, coronel Eduardo Vaz Castelano, entrou em vigor essa semana. Ele avisa ainda que outras medidas serão tomadas para garantir a segurança durante o período de maior movimentação de pessoas nos centros comerciais município devido às compras de Natal.

A medida foi estabelecida por meio de acordo entre os sindicatos, constando em cláusula da convenção coletiva da categoria, e, segundo o presidente do Sincomércio e da CDL, Braulio Rezende, tem como objetivo movimentar o comércio e oferecer conforto aos consumidores numa época de excesso de compromissos e correria.

Com o horário especial, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar até às 20h, entre os dia 1º e 11, e até às 22h, entre os dias 12 e 24. As lojas também podem abrir até 22h nos domingos 2, 9, 16 e 23 e a partir das 9h nos dias 3, 10, 17 e 24, segundas-feiras, quando normalmente é adotada em Nova Friburgo a Semana Inglesa.

“As lojas que aderem ao horário ampliado devem seguir as condições fixadas na nossa convenção coletiva. Os direitos trabalhistas precisam ser integralmente preservados”, ressalta Braulio Rezende. Para ele, essa ampliação no horário favorece principalmente as pessoas que trabalham em horário comercial e deverão aumentar as vendas no principal período do ano para o comércio, que contempla a todos os segmentos: “As pessoas se veem atribuladas no fim do ano e sem tempo para fazer compras, principalmente as trabalham durante o expediente comercial. Com as lojas abertas até mais tarde, atendemos bem às necessidades do consumidor e contribuímos para incrementar as vendas no comércio local”, observa.

A ação, de acordo com o presidente do Sincomércio, também contribui para a vinda de clientes de outros municípios: “Nos últimos anos, percebemos que passaram a comprar nas nossas lojas não apenas moradores da região vizinha, mas pessoas de lugares mais distantes. Gente que vem de Campos, Itaperuna, Itaocara e Miracema, por exemplo, para comprar aqui os presentes de Natal porque nosso comércio é excelente, diversificado, tem ótimos preços e horário flexível em dezembro”, afirma Braulio.

Aumento do efetivo, patrulhamento de bicicleta e trailer itinerante

Começou na última segunda-feira, 26, o esquema especial de policiamento do 11º BPM nas ruas do Centro de Nova Friburgo. A medida, segundo o comandante Eduardo Vaz Castelano, antecipa as diretrizes da PM no estado, com o objetivo de manter a redução dos indicadores de violência e, com isso, alcançar as metas da Secretaria de Segurança Pública para dezembro.

“Estamos com a previsão de conseguir diminuir os números, como aconteceu no ano passado, com ações preventivas. Normalmente somos orientados pelo comando da PM a dar início a “Operação Papai Noel” em meados de dezembro, mas percebemos que antecipando essas ações, garantimos resultados melhores. Nosso policiamento já está reforçado e vamos seguir com esse esquema especial por toda a cidade até a primeira semana de janeiro”, afirma Castelano.

De acordo com o coronel, o aumento do efetivo está sendo feito por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS) e também com o retorno de policiais que estavam cedidos para outros órgãos, como os 14 PMs que rengressam esta semana na escala do quartel após liberação do serviço prestado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nas eleições.

“Em contato com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista já estamos cientes dos horários especiais do comércio e ao longo das semanas iremos aumentar o efetivo. Esses 14 policiais que estavam cedidos à Justiça Eleitoral já serão colocados na rua, e vamos também aproveitar todos os profissionais aptos do expediente. Além do RAS e também escalando PMs fora deste serviço adicional”, explica o comandante.

O patrulhamento pelas áreas de maior movimentação de pessoas, como a Avenida Alberto Braune e vias adjacentes, centro do distrito de Conselheiro Paulino e o centro do bairro Olaria, será feito principalmente à pé. Além disso, haverá deslocamento dos policiais do ciclopatrulhamento e do motopatrulhamento nestas áreas: “Nossa intenção é reprimir crimes como saidinha de banco, roubos e furtos, que aumentam muito nesta época do ano”, afirma Castelano.

Outra medida que auxiliará no patrulhamento, de acordo com o comandante, é o uso do Posto de Policiamento Móvel, com o trailer que foi recentemente reformado pelo batalhão e que funcionará de maneira itinerante, sendo colocado nas praças Getúlio Vargas, no Centro, Marcílio Dias, no Paissandu, e Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino. O trailer só não tem previsão de ser instalado em Olaria, devido ao bairro já contar com um Posto de Policiamento Comunitário (PPC).

Além disso, o comandante dará sequência até o próximo domingo, 2 de dezembro, a operações de trânsito, que estão sendo coordenadas para acontecer junto com outras operações no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana: “Desta quinta-feira, 29, até o próximo domingo, vamos intensificar as operações policiais nos acessos da cidade por ocasião da movimentação de operações na capital e outras áreas do entorno. Precisamos estar atentos a essas ações, para evitar a vindas de marginais evadidos das grandes cidades para o nosso município e também para as cidades vizinhas”, explica o coronel.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade