Detran: dificuldades no agendamento de vistorias já tirou 30% da clientela de despachantes

segunda-feira, 23 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Detran: dificuldades no agendamento de vistorias já tirou 30% da clientela de despachantes
Detran: dificuldades no agendamento de vistorias já tirou 30% da clientela de despachantes

Henrique Amorim

Atenção proprietários de veículos em Nova Friburgo que já pagaram — e caro — o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2011) e agora tentam agendar a vistoria anual no posto do Detran no bairro Duas Pedras. Antes de ligar para o disque-vistoria do Detran — 0800 0204040 ou 0800 0204041 (de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite) — é recomendável uma preparação psicológica regada à boa dose de paciência, pois será preciso aguardar um bom tempo após a escolha da opção 3 (agendamento da vistoria). Às vezes a espera pode chegar a até mais de 30 minutos — com direito a interrupção da ligação. Enquanto se tenta agendar a vistoria dá até para decorar as mensagens institucionais do Detran e do governo do estado. Quando, enfim, se consegue ouvir a voz do atendente, o motorista é informado que só há vagas disponíveis para vistorias no mês que vem ou julho, cuja marcação ainda nem sequer começou. A orientação do atendente é voltar a ligar depois, reiniciando, então, a “via crucis”.

Para os 38 despachantes que atuam no município, a situação é ainda pior. Quem garante é Rodalvo Gomes que milita na função há várias décadas. Ele estima que 30% dos clientes que não dispõem de tempo para levar seus veículos ao posto de vistorias do Detran e contratam os serviços dos despachantes — já preferem fazer todo o procedimento sozinhos, desprezando os despachantes. De acordo com Rodalvo, o Detran disponibiliza para os despachantes apenas 5% de total de 250 vagas diárias disponíveis para vistorias no posto de Duas Pedras.

— O cidadão comum é punido ao ter que aguardar muito tempo no 0800, mas, mesmo assim, ainda é mais fácil agendar. A dificuldade de marcação para os despachantes é infinitamente maior. Nosso trabalho está sendo inviabilizado. Também pela internet é muito difícil. Até parece que não estão querendo nos deixar trabalhar — desabafa Rodalvo, que amarga também a redução da quantidade de clientes.

O despachante lembra ainda muitos friburguenses já tem preferido transferir o registro dos seus veículos para municípios vizinhos, como Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro e Macuco, onde o agendamento de vistorias é mais rápido.

— Com isso a arrecadação de Nova Friburgo acaba sendo prejudicada, pois 50% do IPVA pago fica nos municípios onde o carro está emplacado — lembra Rodalvo. Os despachantes reclamam também da demora na emissão dos documentos de transferência de município ou propriedade que chegam, segundo eles, a até quatro horas de espera.

Tragédia de janeiro gerou retardamento de demanda

O Detran informou que a demora no agendamento das vistorias anuais em Nova Friburgo e demais municípios serranos deve-se ao acúmulo de demanda de solicitações por conta da prorrogação do vencimento do IPVA 2011 para o último mês de março devido a tragédia das chuvas. Como as vistorias só podem ser feitas após o pagamento integral ou parcelado do IPVA, a partir deste mês houve maior procura pelo agendamento dos veículos com finais de placa 0, 1, 2 e 3. O Detran orienta ainda os proprietários de veículos com final de placa 5 em diante deixem para agendar as vistorias no sistema a partir do mês que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade