Um mês depois do mutirão de vistoria de veículos realizado pelo Detran no Parque de Eventos da Via Expressa, em Olaria, motoristas continuam reclamando que não conseguem agendar o serviço de inspeção anual em Nova Friburgo. Eles alegam que só encontram vagas disponíveis nos postos de cidades localizadas a 40, 50, 100 quilômetros de distância.
“Todos os dias acesso o site do Detran (detran.rj.gov.br), mas não encontro vagas para o posto de Friburgo. Para este mês, só aparecem vagas em Cachoeiras de Macacu, Cordeiro e Paraíba do Sul. Para mim é inviável por conta do meu trabalho. Não tenho como viajar para fazer a vistoria que não é de graça. É um serviço que o Detran nos cobra junto com o boleto do IPVA. Pagamos neste mesmo boleto até taxa para emissão do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo”, disse o motorista Gilberto Amorim, que há dois meses tenta fazer o agendamento. “Se há um posto na cidade, ele deveria dar conta da demanda. Tentamos nos regularizar, mas o estado não faz sua parte”, complementa ele.
Há motoristas, porém, que “têm dado sorte”. “Na última sexta-feira, 13, entrei no site e consegui agendar a vistoria do meu carro para esta quarta-feira, 18. Acho que foi sorte”, disse Antônio Pereira. O Detran informou nesta terça-feira, 17, que, temporariamente, houve uma redução no número de vagas de vistoria oferecidas em Nova Friburgo devido a necessidade de contratação de novos funcionários para o posto localizado próximo ao trevo do bairro Duas Pedras. “O serviço já foi normalizado. Atualmente, são disponibilizadas 360 vagas de vistoria por dia”, diz a nota.
O órgão acrescentou que vai abrir o terceiro turno de vistorias no período da noite em mais dez postos do estado para ampliar o quantitativo de vagas oferecidas aos usuários. “É provável que, devido à demanda reprimida da cidade, Nova Friburgo esteja entre os postos que farão atendimento noturno”, informou o órgão, ontem, 17.
No dia 15 de fevereiro, mais de 1.300 motoristas puderam realizar o licenciamento anual durante a segunda edição do mutirão Detran Presente realizado na cidade. Conforme A VOZ DA SERRA mostrou, o atendimento ágil foi realizado por 100 agentes, em 30 tendas de vistoria montadas na Via Expressa. Para fins de comparação, o posto do órgão na cidade conta com boxes para vistoria.
Mutirão em Duas Barras
Não há previsão de um novo mutirão Detran Presente em Nova Friburgo, mas o Detran frisou que neste sábado, 21, acontecerá uma edição da ação especial no município vizinho de Duas Barras. O atendimento para vistoria será realizado, de 9h às 16h, no ginásio de esportes Maestro Sebastião José dos Santos. Outros serviços, como a primeira e a segunda via de carteira de identidade, renovação a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recursos contra multas e processo de suspensão serão oferecidos no prédio da prefeitura.
Duas Barras é a quarta cidade da Região Serrana e a 27ª sétima do estado a receber o Detran Presente, que desde 2017 já realizou 100 mil atendimentos. Os agendamentos para mutirão devem ser feitos no site detran.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-020-4040. Alguns serviços, como vistoria veicular, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), precisam ser marcados previamente.
Outros serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. No entanto, de acordo com a demanda para os serviços sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento.
O Detran Presente também fará a emissão da segunda via de CNH furtada ou roubada gratuitamente. Para isso, o portador do documento deve levar a cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.
Calendário da vistoria 2018
- Finais de placa 0 e 1: até 31/5
- Finais de placa 2 e 3: até 30/6
- Finais de placa 4 e 5: até 31/7
- Finais de placa 6 e 7: até 31/8
- Finais de placa 8 e 9: até 29/9
Deixe o seu comentário