Destaques de 2015 recebem no sábado o troféu Pégaitaz Irenee René

Honraria será entregue a personalidades em solenidade festiva no Caledônia Montanha Clube
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Quem faz em prol do desenvolvimento de Nova Friburgo merece ser valorizado. E uma prova desse reconhecimento se terá na noite do próximo sábado, 31, na solenidade de entrega do troféu Destaque do Ano 2015 a diversas personalidades que fazem a diferença em seus ramos de atividade profissional no município e região. O tradicional evento, promovido pela R & S Produções, será realizado às 21h30 no salão social do Caledônia Montanha Clube, no bairro Cascatinha. Os destaques de 2015 receberão o troféu Pégaitaz Irenee René, um empresário de origem suíça que muito fez pelo fortalecimento da economia friburguense e, por conta disso, reúne uma invejável coleção de títulos e premiações encabeçada por duas importantes honrarias: a medalha Tiradentes, ofertada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 2008, e a Comenda Barão de Nova Friburgo, outorgada pela Câmara Municipal.  

René, hoje com 88 anos, teve destacada atuação ao longo de sua carreira nas metalúrgicas Haga, a extinta Virtus e Stam. É considerado ainda um habilidoso criador de maquinários industriais tornando-se exemplo para uma legião de amigos. Sem nunca deixar de lado suas raízes suíças e incentivador da cultura friburguense, René foi um dos grandes incentivadores da Queijaria Suíça, em Conquista. Foi também presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo e da colônia suíça no município, além de membro da entidade de intercâmbio com a Suíça, o Instituto Fribourg-Nova Friburgo, e fundador do Rotary Clube Imperador.

Tido ainda como “um homem à frente de seu tempo”, Pégaitaz Irenee René, deixou sua terra natal, o Cantón de Fribourg, ainda jovem, trazendo na bagagem um grande aprendizado de quatro anos de um curso técnico de mecânica de precisão. Entusiasmado com os relatos de um dos seus cinco irmãos que havia visitado o Brasil, René, que inicialmente previa rumar para o Canadá, aportou-se no Rio de Janeiro em 1952. Foi paixão à primeira vista. Hospedado numa pensão de alemães, soube que a indústria Haga, em Friburgo, carecia de mão de obra especializada. Subiu a serra e aqui escreveu exitosas histórias de vida e profissional.

Na solenidade de entrega dos troféus que levarão o nome de Pégaitaz Irenee René a dezenas de friburguenses de nascimento ou de coração, entre empresários, médicos, profissionais liberais, advogados e apoiadores das causas sociais, os organizadores promoverão homenagens especiais a friburguenses de grande destaque, como os saudosos Sérgio Madureira, produtor de TV, e Edmo Zarife, radialista, além do cantor Benito di Paula.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Caledônia Montanha Clube
Publicidade