(SECOM) - O desfile cívico-comunitário deste ano - na verdade transformado numa parada temática -, comemorativo ao 191º aniversário de Nova Friburgo, contará com mudanças significativas de estilo e conceito. A contagem regressiva para o bicentenário do município, dentro do tema ‘200 -9’ - sugerido pelo próprio prefeito Heródoto Bento de Mello - será celebrada com a valorização de atributos genuinamente friburguenses, como sua cultura musical, a poesia de seus trovadores, a riqueza de sua história e a beleza natural que inspira o atual chefe do Executivo a defender a tese de que o município é um parque hídrico e florestal.
Assim, a parada cívico-comunitária ‘200 -9’ terá caráter de exaltação ao hino e à história de Nova Friburgo. Às 6h do dia 16 se iniciam os toques de clarins da sacada do Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do governo municipal, simultaneamente ao badalar dos sinos de todas as igrejas locais, anunciando a alvorada. Os trompetistas que interpretarão a exórdia do hino friburguense, repetirão o toque a cada hora, num total de oito execuções, até as 13h, antecedendo ao hasteamento das bandeiras, às 14h, e ao início da parada, às 14h30.
Após a última badalada dos sinos e tocata de clarins, as tropas militares (que iniciam a primeira parte da apresentação) já estarão perfiladas ao longo da Avenida Alberto Braune, na altura da Rua Oliveira Botelho. A abertura do cerimonial será com a execução do hino de Nova Friburgo pela Banda Campesina Friburguense, que se deslocará de sua sede para a porta principal do paço municipal. A Campesina também executará o Hino Nacional Brasileiro simultaneamente ao hasteamento dos pavilhões nacional, do estado e do município.
O prefeito Heródoto Bento de Mello passará as tropas em revista, acompanhado do diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, o capitão-de-fragata, médico Nestor Francisco Miranda Júnior, em viatura oficial militar. A banda Campesina Friburguense se deslocará, então, perfilando-se à frente do Estado Maior e das tropas militares, para abrir o primeiro setor da parada. O desfile, a exemplo do esquema adotado no último carnaval, será no sentido inverso aos anos anteriores, neste caso, a partir da Rua Oliveira Botelho, em direção ao final da Alberto Braune/Moisés Amélio.
Coral de 1.200 vozes e História em Trovas
Os trompetistas darão início ao segundo setor da parada com nova tocata de clarins, ainda da sacada do palácio do governo. Em seguida, com fundo musical apropriado, a história de Nova Friburgo será contada em trovas. O trabalho foi feito a partir de roteiro do escritor Álvaro Ottoni e os versos compostos pela trovadora Elisabeth Souza Cruz.
A parada terá em seguida o setor ‘Nova Friburgo é um parque’, com um coral de 1.200 vozes de alunos da rede municipal de ensino, regido pela musicista Marlene Moreira. As crianças interpretarão inicialmente a música Cidade das Flores, que homenageia a beleza natural da cidade e vai ao encontro do plano do prefeito Heródoto de passar a considerar Nova Friburgo um geoparque, segundo proposta que vem defendendo, inclusive a ser levada à Unesco. Depois os estudantes interpretam também o Hino de Nova Friburgo.
Caberá ao coral feminino ‘Tom sobre Tom’ o desfecho de todas as apresentações. Da sacada da Prefeitura, o grupo interpretará o Hino de Nova Friburgo, sucedido por queima de fogos e o tradicional ‘Parabéns pra você’.
Na Praça Dermeval Barbosa Moreira (após o espetáculo pirotécnico), o concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Campos Mariuccia Iacovino, às 20h, encerra as festividades do 16 de maio.
Confira o roteiro da parada cívico-comunitária ‘200 -9’
Concentração do 1° Setor (Militar): 13h
Local: Ao longo Avenida Alberto Braune, a partir da Rua Oliveira Botelho
Hasteamento de bandeiras - 14h
Passagem em revista às tropas
Banda Campesina Friburguense
Estado-maior / Sanatório Naval de Nova Friburgo
Tiro de Guerra 01.010
11º Batalhão de Polícia Militar
6 º Grupamento de Bombeiro Militar
Guarda Municipal
Banda Euterpe Friburguense
Concentração do 2° Setor: 14h
Rua Oliveira Botelho, seguindo pela Prefeito José Eugênio Müller
Nova Friburgo é um parque (crianças da rede municipal)
Sociedade Pestalozzi
Entidades e associações, colônias e representações dos distritos
Oficina-escola
Colégio Nosssa Senhora das Dores
Concentração do 3° Setor: 15h
Rua Oliveira Botelho, seguindo pela Prefeito José Eugênio Müller Colégio Modelo
Colégio Santa Ignês
Colégio Miosótis
Colégio Mercês
Concentração do 4° Setor: 16h
Rua Oliveira Botelho, seguindo pela Prefeito José Eugênio Müller
Colégio Dom Pedro I
Colégio Nossa Senhora das Graças
Colégio Tuffy El-Jaick
Colégio Estadual Jamil El-Jaick
Concentração do 5° Setor: 17h
Rua Oliveira Botelho, seguindo pela Prefeito José Eugênio Müller
Colégio Municipal Odette Penna Muniz
Colégio Estadual Canadá
Colégio Estadual Galdino do Valle Filho
Acanf – Associação de Carros Antigos de NF
‘Tom sobre Tom’ - Sacada da Prefeitura - Hino de Nova Friburgo (abrindo o concerto)
Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Campos – Praça Dermeval Barbosa Moreira
Deixe o seu comentário