Eloir Perdigão
O artesanato sempre foi uma atração em Rio Bonito, aprazível logradouro do distrito de Lumiar. E, desde 2006, Rio Bonito conta com um ponto de referência cultural. Trata-se de uma casa de pau-a-pique, típica da região, onde se chega atravessando uma pequena ponte de madeira. É o espaço Simplório, que pertence a Seu Antônio, figura muito conhecida no lugar.
O espaço, que pode ser visitado em qualquer dia, é uma excelente opção para o carnaval. Ali são encontrados artigos de artesanato, como cestos, mesas, cadeiras, bancos, luminárias, utensílios de madeira, cajados (muito usados em caminhadas), entre outros trabalhos.
AS MOITAS – Outro tipo de artesanato tem destaque especial durante o carnaval de Rio Bonito, que costuma ser muito frequentado por friburguenses e turistas. São as fantasias conhecidas por moitas, por serem feitas com fibras naturais. As moitas já são uma das características do carnaval de Rio Bonito e os moradores se dedicam muito a este artesanato. Eles chegam a fazer um desfile para a escolha da melhor moita.
TRANQUILIDADE – Aproveitando o passeio, os visitantes podem usufruir de banhos de rio. O rio no local é realmente bonito. E, como ninguém é de ferro, também pode se servir de refrigerante ou cerveja bem gelada e degustar saborosos petiscos nos barzinhos locais, além de trocar um bom fio de prosa.
O acesso mais utilizado para Rio Bonito é via Galdinópolis, na RJ-142, no trecho Mury-Lumiar. É um lugar de tantas belezas naturais que artistas, empresários, gente famosa e turistas de todos os lugares têm ali sítios para recarregar as energias em qualquer época do ano. Para quem busca tranquilidade, Rio Bonito é a opção certa para este carnaval.
Deixe o seu comentário