Desfile da Independência atrai grande público à Alberto Braune

quinta-feira, 09 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Flávia Namen

Os 188 anos da Independência do Brasil foram comemorados em Nova Friburgo com o tradicional desfile cívico-militar, na Avenida Alberto Braune, que movimentou a manhã da última terça-feira, 7. A exemplo das edições anteriores, o evento atraiu muita gente, principalmente crianças, e foi marcado pela alegria e confraternização. O tempo bom também ajudou, e muitos ambulantes aproveitaram para ganhar um dinheiro extra vendendo biscoitos e brinquedos para a garotada.

A solenidade teve início por volta das 9h30, em frente à sede da Prefeitura, com hasteamento de bandeiras ao som dos hinos Nacional e de Nova Friburgo, executados pela Banda Euterpe Friburguense. O prefeito, Heródoto Bento de Mello, e o diretor do Sanatório Naval, o capitão de fragata médico, Nestor Francisco Miranda Júnior, estiveram à frente da cerimônia. Após a passagem em revista das tropas, as autoridades seguiram para o palanque oficial, onde assistiram ao desfile junto a secretários municipais, vereadores, assessores e convidados.

Inicialmente desfilaram a Banda Euterpe Friburguense, diretores e integrantes da Sociedade Amigos da Marinha, militares do Sanatório Naval de Nova Friburgo e do Tiro de Guerra. Em seguida, entraram na avenida as representações motorizadas do 11º Batalhão de Polícia Militar, da 2ª Companhia Florestal e do 6º Grupamento de Bombeiro Militar. A Campesina Friburguense, a Guarda Municipal e a representação das colônias de Nova Friburgo fecharam a primeira parte do desfile.

Campanha ‘Paz no Trânsito’O desfile das escolas e agremiações foi aberto pela Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, Colégio Estadual Galdino do Valle Filho e Colégio Nossa Senhora das Graças. Na sequência desfilaram o Colégio Nossa Senhora das Mercês, Colégio Estadual Canadá – junto a uma comitiva do projeto Rio 2016 –, Colégio Estadual Odette Penna Muniz, Colégio Miosótis, Colégio Estadual Jamil El-Jaick e Colégio Estadual Tuffy El-Jaick.

A tradicional participacão dos ex-alunos do Colégio Nova Friburgo - Fundação Getúlio Vargas, foi especial neste ano. Isso porque marcou o 60º aniversário da instituição, que funcionou de 1950 a 1977 no munícipio e era referência de ensino na América Latina. O prefeito Heródoto Bento de Mello também desfilou, já que foi o engenheiro responsável pelas obras do colégio.

Outro destaque do evento foi a passagem dos alunos da Oficina-Escola de Artes, cuja banda municipal agradou em cheio com clássicos da música nacional. Eles desfilaram junto a uma representação composta por cem alunos da rede municipal trajando camisas da campanha Paz no Trânsito, lançada pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Nova Friburgo, com objetivo de reduzir o alto índice de acidentes no município.

Na sequência, o público assistiu aos integrantes do grupo Silvana Gym e aos alunos do Instituto de Esportes e Cultura de Nova Friburgo (Inec), que fizeram apresentações artísticas ao som do Hino da Independência. O encerramento contou com um desfile dos novos veículos, entre ambulâncias, caminhões, máquinas e equipamentos adquiridos pela prefeitura. “Nova Friburgo, a partir de agora, vai se transformar em um canteiro de obras”, disse Pedro Osmar, locutor oficial do evento.

Propaganda eleitoral marcou o feriado

Neste ano, a comemoração ganhou um caráter político, pois muitos candidatos às eleições de outubro aproveitaram a grande concentração de pessoas na Avenida Alberto Braune para fazer campanha eleitoral. Quem foi conferir o desfile sofreu importunação a todo momento com pedidos de votos e panfletos de candidatos, que contribuíram para deixar as ruas bastante sujas. Muita gente também não escapou de receber beijos, abraços e ouvir promessas dos candidatos, o que transformou o feriado da Independência num dia de muita disputa eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade