(SECOM) - A programação do carnaval em Nova Friburgo começou com uma série de eventos em praça pública, a Dermeval Barbosa Moreira, onde foi instalado o palco do Bar da Música, espaço criado pela Prefeitura para a realização de diversos shows, desde o último dia 30 de janeiro, garantindo um clima de alegria e descontração no período carnavalesco.
A abertura oficial dos desfiles de carnaval acontece hoje, 20, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, às 18h. Os blocos de animação a desfilarem serão o Maluco Beleza, o Frizão, o Bloco das Piranhas, Banda da Predial Primus e o Blocão do Rastafare.
No sábado, 21, acontece o Concurso Municipal de Fantasias Infantis, no Cadima Shopping, a partir das 14h. Às 20h, desfilam os blocos de enredo, na seguinte ordem: Bola Branca, Globo de Ouro,Unidos do Imperador e Raio de Luar.
Conheça um pouco de cada um dos blocos de enredo
Fundado em outubro de 1974, o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco BOLA BRANCA surgiu com uma inspiração na lua cheia, por sua semelhança com uma imensa bola branca. O atual presidente é Júlio César Boy e as cores da agremiação são preto, branco, azul e rosa.
O enredo deste ano é Na passarela da folia, explode energia, que trata das energias, positiva e negativa, centradas no homem, desde a criação, passando pela trajetória dos quatro elementos da natureza – água, terra, ar e fogo.
O bloco entrará na avenida com uma média de 600 componentes, oito alas e quatro carros.
O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco GLOBO DE OURO foi fundado em março de 1977 e tem como símbolo um globo, com as cores amarelo ouro e azul royal. O presidente é Antônio Carlos Lopes, conhecido como Queixinho.
O enredo – Me use, me lambuze e me faça feliz: o ouro castanho – fala sobre a história do chocolate, desde os maias e incas até os dias de hoje.
Em torno de 800 componentes estarão distribuídos em dez alas e quatro carros alegóricos.
O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco UNIDOS DO IMPERADOR, fundado em fevereiro de 1991, desfila com as cores verde, vermelho e branco. Seu símbolo é uma coroa imperial.
O enredo deste carnaval é Um banho de alegria, que fala sobre praia e tudo o que ela que pode nos oferecer: esporte, lazer e divertimento, sem distinções de classe social. Fala sobre vendedores ambulantes, Réveillon, ginástica da terceira idade, entre outros assuntos.
São aproximadamente 400 componentes, divididos em dez alas e três carros. O presidente João Paulo tem grandes expectativas para este ano: “Nossa marca é a comunicação e alegria da comunidade do Alto de Olaria, que esquece suas tristezas e afoga suas mágoas num banho de felicidade. Vamos mostrar um lindo carnaval”, disse.
O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco RAIO DE LUAR tem como presidente Júlio do Cavalo. O enredo deste ano é Uma expedição partiu em busca do Eldorado no Brasil, que fala sobre a chegada dos espanhóis ao Brasil.
Aproximadamente 700 componentes estarão na avenida, em dez alas e três carros alegóricos.
Concurso do CãoCentrado
No domingo, 22, haverá o concurso inédito de cães fantasiados, também na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Serão admitidos todos os cães, com ou sem raça, com a apresentação da xerox do comprovante da última vacinação. Os cães desfilam acompanhados dos donos, que se responsabilizam pelos atos dos mesmos. Os animais concorrerão em quatro categorias: melhor fantasia, melhor apresentação, originalidade e comunicação com o público. As apresentações serão realizadas a partir das 11h. Cada animal terá o tempo máximo de oito minutos.
A partir das 19h, começam os desfiles carnavalescos, das escolas de samba. A primeira a entrar na avenida é a Acadêmicos do Prado, com o enredo Vozes da África: O canto yorubá da criação do universo e dos elementos, que narra a criação do universo do ponto de vista africano.
Com aproximadamente 800 componentes, a novidade está na diretoria, comandada por jovens menores de 25 anos. Serão 16 alas e quatro carros alegóricos.
De acordo com o presidente da escola, Hugo Reis da Silva, a expectativa “é a melhor possível. A gente vem estruturando o grupo, na intenção de alcançar uma boa classificação”.
Os compositores são Rogério Sancho, Beto Simpatia, Paulinho Xinxila e Chiquinho Quaresma. Os intérpretes são Mateus Reis da Silva, Paulo Mello e Rodrigo Moreno. O carnavalesco é Alfredo Fraga.
A Imperatriz de Olaria é a segunda a desfilar, com 25 alas e cinco carros alegóricos, e em torno de 1.600 componentes. A escola foi fundada em 1976, tem como símbolo uma coroa e as cores vermelho e branco.
O presidente Nivaldo do Carmo Duarte, conhecido como Jaburu, conta que só haverá surpresa, desde a comissão de frente até o término do desfile, abrilhantando a noite. Ele adianta ainda que é provável a participação do dançarino Lacraia para compor a escola. “Nossa expectativa é de fazer um lindo carnaval, com carros muito bem decorados. E carnaval é que nem futebol: a gente entra pra ganhar”, concluiu.
O enredo é Quem conta um conto, aumenta um ponto. O samba fala da Disney (soldadinho de chumbo, princesas, Dom Quixote e ainda Sítio do Pica-Pau Amarelo), de magia, fábulas, contos de fadas, bruxas, duelos e bichos. Trata das formas de se contar uma história e está dividido em quatro partes: a origem dos contos e contos de fadas; os vilões dos contos; os contos internacionais que se popularizaram no Brasil; e os contos nacionais.
O carnavalesco é Lamounier Neves Ornellas. Os compositores são Raoni, Bruno da Ilha, João Paulo, Edivar e Dimarinha. Os intérpretes são Kaisso, Fabinho, Fabão, Big de Olaria e Ezequiel do Cavaco.
A Vilage no Samba é a terceira a se apresentar, com uma média de 1.200 componentes, sendo 30 alas e cinco carros. O enredo Os batuques do Morro Queimado conta a história da musicalidade na colonização de Nova Friburgo e das raízes do carnaval.
A escola foi fundada em setembro de 1948 e tem as cores verde e branco. O presidente Marcelo Cintra fala da expectativa: “A Vilage está correndo atrás do bicampeonato. O desfile para este ano está com muito luxo. Estamos sobressaindo até com relação aos anos anteriores. E também torcendo para não chover”.
Os compositores são Coreia, Guto, Rafael e Vilmar Lima. Os intérpretes são Monstrinho (Márcio Ribeiro), Marcelo Pinguim, Gibi, Júnior e Guto.
A Alunos do Samba levará à avenida o enredo Brasileiríssima, que fala sobre a vinda de Cabral, o descobrimento, a cachaça, as caravelas (bagaceiras). Foi fundada em fevereiro de 1946, sendo a escola mais antiga de Nova Friburgo. O símbolo é o Zé Carioca e as cores são azul e branco.
O vice-presidente Jenivaldo Goulart Machado conta que os carros terão muitos efeitos especiais, com fantasias também especiais. E conclui: “A gente vem para brigar pelo primeiro lugar”.
A comissão de carnaval é formada por Ruan, Gláucio, Viviane, Richard e Raíssa. O compositor: Ernesto de Carvalho. Os intérpretes: Nego Roger, Nego Dal, Sabará e Muniz.
São 22 alas e cinco carros alegóricos, totalizando uma média de mil componentes.
A Unidos da Saudade será a última a entrar na avenida, com o tema Terra: templo da natureza, berço da evolução, que fala sobre a natureza e preservação do meio ambiente.
Fundada em setembro de 1948, tem as cores roxo e branco. O presidente Luiz Carlos Teixeira garante que haverá muita surpresa para este carnaval e enfatiza: “Vamos apresentar um belo carnaval e mostrar o melhor do samba na avenida”.
O carnavalesco é Roberto Abreu. Os compositores são Bruno da Ilha e Nego Roger. Os intérpretes são Malandro, Marcinho, Jeffinho e Paulinho Guaraná.
Serão em torno de mil componentes, sendo cem só na bateria, mais 14 alas e cinco carros alegóricos.
CARNAVAL DE RUA
Os blocos de embalo, categoria resistência, desfilarão pelas ruas e calçadas próximas à avenida no dia 23, entre 15h e 19h. São eles: Estação Riograndina do Samba (enredo A magia do circo), Máquina Tricolor e YabaDabaDu (enredo Frevo). Serão avaliados os quesitos resistência, animação, comunicação e criatividade.
A banda Dos 9 aos 90 desfilará a partir das 16h do dia 23 e também no dia 24, com saída da Avenida Campesina.
Os desfiles dos blocos de embalo, categoria avenida, serão realizados na terça-feira de carnaval, dia 24, a partir das 20h30. Eles serão julgados pelos quesitos samba, bateria, animação, comunicação, criatividade e cronometragem.
O primeiro a desfilar é Unidos do Xaropinho, com o enredo A volta do Xaropinho – homenagem a Dirinho. Logo em seguida, Unidos dos Papudinhos, com Folclore brasileiro – lendas e mitos; e Se beber que se dane, terceiro bloco a desfilar, com o tema Água, fonte da vida. Fundada em março de 1994, leva o símbolo de um beija-flor. As cores do bloco são o azul e rosa.
O quarto bloco a entrar na avenida é Arco-íris Mundial, com Viva o povo brasileiro. Fundado em outubro de 2003, o bloco surge para atender e prestigiar a comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e travestis).
Logo após, o Vem que tem apresentará Veneza, um caldeirão de magia, fantasias e poesia, mostrando todo o seu samba. Fundado em setembro de 2002, o símbolo do bloco de São Geraldo é um jacaré nas cores azul e branco. O primeiro desfile oficial da agremiação foi em 2004, quando o enredo era Abrace essa ideia. Ame Nova Friburgo, homenageando o produtor Sergio Madureira, hoje secretário de Turismo.
Na sequência, o sexto a desfilar é Guerreiros do Samba. O enredo Mulher guerreira! homenageia Esmeredith Mendes, figura ativa do carnaval friburguense, participante hour-concours dos concursos de fantasia na categoria originalidade. É professora aposentada, estilista e carnavalesca. Fundado em abril de 1992, o bloco tem as cores verde e branco e o símbolo é um índio. Por último, o Bloco dos Malas entra na avenida com o tema Se não fosse o velhinho.
BAILES POPULARES
A Secretaria Municipal de Turismo promove ainda vários bailes populares em locais espalhados pela cidade:
- Amparo, dias 22 e 23, das 20h às 24h
- Lumiar, dias 21 e 23, das 21h à 1h
- Riograndina, dias 22 e 23, das 20h às 24h
- São Pedro da Serra, dias 22 e 24, das 21h à 1h
Na Praça Dermeval Barbosa Moreira os bailes populares para adultos serão nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22 e 23, das 21h às 2h; e, no dia 24, das 23h às 3h. Os infantis serão nos dias 23 e 24, das 15h às 18h; e, no dia 22, das 13h às 15h.
A apuração dos desfiles será realizada no dia 25, quarta-feira, no campo do Nova Friburgo Futebol Clube, no Centro, às 14h. No dia 28 acontece o grande Baile da Ressaca na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a partir das 21h, evento que encerra a programação do carnaval em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário