Texto: Ana Borges / Fotos: Igor Fonseca e Lúcio Cesar Pereira
Nesta matéria, o professor Igor Fonseca fala dos recursos para induzir o relaxamento e mostra posições básicas para deitar e adormecer de maneira confortável. É de conhecimento geral que a melhor posição para deitar é de lado: use um travesseiro para apoiar o pescoço em determinada altura, nem muito alto, nem muito baixo; um outro travesseiro ou almofada para colocar entre as pernas; e mais um para apoiar o braço. Desta forma você estará alinhando todo o corpo e adquirindo a postura perfeita para o corpo descansar e o sono chegar suavemente.
"Isto não significa passar toda a noite na mesma posição. É natural virar para outro lado, ficar de bruços ou de costas, por algum tempo. Por outro lado, algumas pessoas nem cogitam seguir esse ‘roteiro’ devido ao alto estado de tensão em que se encontram. Para algumas, o simples fato de precisar relaxar vira uma tarefa e elas acabam ficando mais tensas. Não conseguem controlar a mente, tal o nível de ebulição em que o cérebro se encontra. Para esse tipo de pessoa é mais difícil, mas não impossível, relaxar”, explica Igor.
Em seu estúdio, num ambiente meticulosamente criado por Igor para dar suas aulas — e onde o silêncio, a penumbra e o som instrumental servem como pano de fundo — o aluno deita sobre um tapete, acomoda a cabeça, o pescoço e os joelhos, fecha os olhos e se deixa conduzir pelas palavras lentamente ditas pelo professor. Em seguida, o aluno começa a sentir e "visualizar” o corpo através da respiração, cada vez mais cadenciada. Não há comunicação entre os alunos durante esse processo. Dependendo do tipo de aula, em seguida começam os procedimentos de alongamento que, para muitos, "é uma forma de controlar a agitação da mente. Em termos físicos realinha a coluna, fortalece a musculatura, trabalha as articulações, entre outros benefícios, como promover a torção do tronco que é um dos movimentos que mais reorganiza a musculatura em torno das vértebras, induzindo a postura correta”, esclarece.
Segundo ele, tanto faz se uma pessoa escolhe uma prática de yoga mais ativa, como a de alongamento, ou mais passiva, mental, digamos, porque ela vai alcançar o mesmo objetivo. "Vivemos num mundo acelerado [no entender desta repórter, até mais celerado do que acelerado] onde agimos como se estivéssemos a 300km por hora, e quando chegamos ao fim do dia, não dá para simplesmente desligar o motor e achar que tudo vai ficar uma maravilha. Nosso organismo não trabalha desse jeito. Tudo tem seu tempo, hora, forma e maneira. Nosso metabolismo não flui nesse corte brusco. Tem que haver a troca de um estado para o outro, respeitando determinado ritmo”, esclarece.
Igor gosta de citar uma professora de yoga que costuma dizer: A insônia é um monstrinho que rouba teu sono e se alimenta de estresse, dieta pobre e preocupação. "Eu acho essa forma de traduzir a insônia interessante e realista. É preciso que as pessoas comecem a pensar, refletir, parar um pouco e olhar para dentro de si mesmas. Deixar de sofrer por coisas sem importância, de viver a vida dos outros, cultivando o egoísmo e individualismo. Cada um de nós faz parte de um todo, assim como o universo. Vamos prestar mais atenção ao que acontece ao nosso redor”, finaliza.
![](/uploads/_2014/NOVEMBRO/LIGHT 08-11-2014/50 andrea IMG_0245_Fotor.jpg)
Sugestões clássicas para uma noite bem dormida
1) Evite cafeína, nicotina e álcool nas últimas horas do dia;
2) Não faça refeições exageradas antes de deitar;
3) Procure deitar no mesmo horário, mesmo nos fins de semana;
4) Procure fazer exercícios físicos durante o dia, mas evite fazê-los à noite;
5) Mantenha o quarto arejado e numa temperatura agradável;
6) Use a cama apenas para dormir e fazer sexo;
7) Faça exercícios de relaxamento ou tome banho quente antes de deitar;
8) Só use pílulas para dormir em caso de absoluta necessidade e sob orientação médica;
9) Evite dormir durante o dia. Se for muito necessário, faça-o por períodos de no máximo uma hora, antes das três da tarde;
10) Se estiver deitado por mais de 30 minutos sem conseguir pegar no sono, saia da cama e vá ler um livro sob a luz de um abajur em outro cômodo;
11) Não assista à TV no quarto de dormir.
Obs.: Se as sugestões acima forem inúteis, procure um especialista em sono. Há distúrbios, como a apneia do sono, que exigem orientação médica, tratamento clínico, aparelhos para auxiliar a respiração e até cirurgia.
![](/uploads/_2014/NOVEMBRO/LIGHT 08-11-2014/50 f1.jpg)
![](/uploads/_2014/NOVEMBRO/LIGHT 08-11-2014/50 f3.jpg)
"O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.”
Buda
![](/uploads/_2014/NOVEMBRO/LIGHT 08-11-2014/50 f2.jpg)
![](/uploads/_2014/NOVEMBRO/LIGHT 08-11-2014/50 f4.jpg)
"A insônia deixa o indivíduo abatido, nervoso e cansado. Há várias formas naturais de combater a insônia, e uma delas são as infusões e plantas que ajudam a dormir melhor.”
Igor Fonseca
Deixe o seu comentário