Dermeval assume a cadeira número um

segunda-feira, 14 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, vai comandar a cidade pelo menos até o próximo dia 25, quando o prefeito Heródoto Bento de Mello deverá retornar de uma viagem de dez dias à França. Heródoto embarca para a Europa na noite de sexta-feira, 11, acompanhado pelos engenheiros responsáveis pela implantação do projeto metroviário, Antônio Carlos Berbert e Luis Cláudio Ferreira.

A medida prevê a implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) entre o distrito de Conselheiro Paulino e os bairros Cônego e Ponte da Saudade via centro da cidade, substituindo a circulação de 2,5 mil ônibus por dia nas ruas do Centro. De acordo com o projeto, os ônibus passariam a circular apenas entre os bairros e as estações de integração do VLT. Um ineditismo em todo o interior do estado.

A transmissão do cargo em solenidade oficial no gabinete de Heródoto na manhã de sexta-feira foi marcada pela emoção de Dermevalzinho, que declarou estar se sentindo honrado por assumir o cargo máximo do município, já exercido, há mais de 40 anos, por seu pai, Vanor Tassara Moreira. Ele não conteve as lágrimas ao contar que, por uma ironia do destino, Heródoto assumiu a vaga de seu pai naquela mesma cadeira. “Agora é o próprio Heródoto quem me cede a vaga, mesmo sem haver necessidade”, destacou Dermeval, lembrando que a Lei Orgânica friburguense determina que o vice-prefeito só deve assumir o cadeira número um do município, caso o prefeito tenha que se ausentar por mais de 15 dias.

“Mesmo ficando fora por um tempo inferior, o prefeito Heródoto quis me prestigiar com a transmissão do cargo e estou muito grato por isso. É um ato democrático e gentil de um grande homem como o doutor Heródoto”, discursou Dermevalzinho, que prometeu fazer com que a Prefeitura caminhe normalmente durante sua gestão, administrando o município nas próximas duas semanas com total dedicação em nome da democracia.

“Sei que meu pai Vanor e meu avô Dermeval Barboza Moreira estarão me iluminando nessa empreitada”, disse, emocionado. A transmissão do cargo, que reuniu grande parte do secretariado municipal e oito vereadores, contou até com um brinde regado a champanha, acompanhado de muitas congratulações ao novo prefeito em exercício, que após a transmissão do cargo, saudou seus pares e fez um brinde com o chapéu panamá, símbolo de Heródoto Bento de Mello.

Um pouco antes da transmissão do cargo, Heródoto entregou ao presidente da Câmara e dos vereadores Sérgio Xavier, pelo menos 13 projetos de lei de ordem tributária, administrativa e ambiental e deverão ser votados em regime de urgência nos próximos 30 dias, entre eles o que institui o parcelamento de dívidas com a Prefeitura, a redução do IPTU em imóveis com para fins de desapropriações, tombamento de bens imóveis, criação do IPTU ecológico e social, parcelamento do solo urbano, códigos de posturas, tributário e ambiental, exigência da emissão de notas fiscais eletrônicas, parcelamento do solo urbano e a instituição da taxa de publicidade para afixação de letreiros comerciais na cidade.

Heródoto: “Não vou à França passear e pedir dinheiro, vou prover Nova Friburgo de grandes investimentos”

Antes de passar o cargo a seu vice Dermeval Barboza Moreira Neto, o prefeito Heródoto Bento de Mello justificou os motivos da viagem, que vai acontecer em função de um convite feito por executivos da multinacional fabricante dos aviões utilizados atualmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagens nacionais e internacionais. “Essa empresa já possui projetos semelhantes na Europa com VLTs e se interessou pela possibilidade de assumir o sistema metroviário de Nova Friburgo. Vou até a França conhecer o sistema de VLTs de lá para tentar adaptá-lo aqui”, observou Heródoto, ciente de que a implantação do tão sonhado projeto, um dos motes de sua campanha eleitoral, terá que ser viabilizado através de licitação e que a multinacional deverá concorrer com outras empresas.

Heródoto também admitiu que não irá à França passear e pedir dinheiro. “Minha viagem terá um caráter econômico-financeiro. Vou tentar prover Nova Friburgo de grandes investimentos”, enfatizou. Para isso, Heródoto levará na bagagem uma folder, em francês sobre as inúmeras belezas naturais e qualidades friburguenses, com destaque para o turismo e o potencial econômico do município, considerado capital nacional da moda íntima.

Além do folder, levará um um vídeo, legendado em francês, para seduzir os europeus, motivando-os não só a conhecer Nova Friburgo mas, principalmente, a investir aqui. A produção, de pouco mais de 15 minutos, retrata as principais belezas da cidade, tida como um grande parque ambiental, nossa cultura, nosso povo e nosso diversificado potencial turístico, com destaque para o VLT e outros investimentos. Entre eles, um resort campestre, um aeródromo para aeronaves de pequeno porte e a construção de uma represa que permitirá a abertura de um lago com 12 quilômetros de extensão. Além da geração de energia, o empreendimento desponta como atração de turismo náutico em plena serra.

“Os franceses ficarão maravilhados com Nova Friburgo, pode ter certeza e vão nos ajudar a investir”, acredita Heródoto, que vai comemorar seus 84 anos de vida, na terça-feira, 15, junto aos franceses. Esse estreitamento de laços entre Nova Friburgo e a França acontece em boa hora. Estamos comemorando o ano da França no Brasil e a Prefeitura incluiu o hasteamento da bandeira da França nas solenidades oficiais de Nova Friburgo, por conta da homenagem póstuma a Jean Bazet, primeiro administrador de Nova Friburgo, que passou recentemente a dar nome ao plenário da Câmara dos Vereadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade