Eloir Perdigão
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) demorou, mas está presenteando motoristas de Nova Friburgo e região com obras de recuperação da rodovia RJ-148 (Nova Friburgo-Sumidouro-Carmo), no trecho Conselheiro Paulino-Riograndina-Vargem Grande, o último desta estrada que ainda estava em precárias condições. A partir daí a estrada já havia sido recuperada anteriormente. Além de dotar a pista de asfalto novo, várias obras de contenção de encostas estão sendo realizadas, inclusive a duplicação da ponte de Riograndina. A conclusão da obra está prevista para o final deste ano.
O engenheiro residente do DER-RJ em Nova Friburgo, Marcelo Brito, cita que o trabalho de recuperação se estende por 17 quilômetros, ao custo de R$ 23 milhões. Estão previstas a parte de pavimentação, 15 obras de contenção de encostas, drenagem para melhor escoamento das águas (a fim de preservar a própria obra de recuperação) e calçada dos dois lados, de Conselheiro até o ponto final do ônibus de Riograndina. A ponte de Riograndina será alargada — uma antiga reivindicação da comunidade e que demanda algumas desapropriações no local. Além disso estão sendo construídas baias para que os ônibus estacionem nos pontos fora da pista.
APROVEITAMENTO DA BASE - Marcelo cita que este era o pior trecho da malha de quase 300 quilômetros de estradas sob a jurisdição da residência do DER-RJ em Nova Friburgo. Os antigos paralelepípedos da estrada entre Conselheiro e Riograndina, pelo projeto inicial, seriam removidos e fornecidos pelo DER-RJ às prefeituras da região para reaproveitamento em vias municipais. Mas, segundo o engenheiro, algumas situações imprevistas obrigaram a mudança de planos, o que ele considera natural em obras. Os paralelepípedos começaram a ser retirados num pequeno trecho no sentido Riograndina-Conselheiro, quando foi percebido que a camada de regularização — abaixo dos paralelepípedos e da camada de areia — que seria removida e substituída por material novo, em cerca de 20 centímetros, precisou ser aprofundada em 1,20m para o suporte necessário, o que inviabilizaria a obra, já que o custo a mais em função disso, por cinco quilômetros, não estava previsto economicamente no contrato com a empresa friburguense Silthur, vencedora da licitação.
A solução, de acordo com estudos técnicos e o bom senso — sem comprometer a segurança e os aspectos visual e financeiro —, foi utilizar os paralelepípedos como suporte para as demais camadas. A camada de material ruim permaneceu bem abaixo, sem interferência nas camadas de cima. Segundo Marcelo, em alguns trechos onde há casas e dependendo da altura dos meios-fios, os paralelepípedos terão de ser realmente removidos, para que não seja comprometida a entrada e saída das pessoas. Assim deverá ser feito principalmente no centro de Conselheiro Paulino.
Após Riograndina, no sentido Sumidouro, em trecho que já era asfaltado, embora o asfalto estivesse totalmente deteriorado, está sendo utilizada uma técnica já bastante conhecida pelo Brasil afora, que é a reciclagem, feita por uma máquina específica para tal finalidade. Ela recicla o antigo asfalto e reaplica este material como base na própria estrada, sobre a qual entra uma camada de pó de 25 centímetros, de brita de 20 centímetros e de asfalto de cinco centímetros. “A gente fica com uma estrutura de pavimento excepcional”, garante Marcelo. Ele salienta que as boas condições da rodovia serão sentidas tanto pelos motoristas quanto pelos pedestres, que poderão se deslocar pelas calçadas com segurança.
ESTRADA EXCELENTE – O quilômetro zero da RJ-148 é a ponte de entrada de Conselheiro Paulino, em frente a um posto de gasolina. As melhorias seguirão desse ponto até ao encontro de um trecho já recuperado anteriormente, próximo à localidade de Vargem Grande.
Com a recuperação que está sendo empreendida, as melhorias tão reivindicadas pela comunidade na RJ-148 estão sendo plenamente atendidas pelo DER-RJ, afirma Marcelo. “Eu imaginava que quando foi feito o projeto — não foi feito por nós, pelo DER de Nova Friburgo — que a estrada fosse ser só recapeada. Mas o porte da obra superou as expectativas, com investimento de 23 milhões de reais para 17 quilômetros. Realmente o DER pensou grande. Vamos fazer o que tem de ser feito, já pensando para a frente”. E conclui: “Quem passar pela RJ-148 após a conclusão das obras passará por uma estrada ótima, excelente”.
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