Deputado: obras do Hospital de Oncologia não serão retomadas este ano

Embora projeto já esteja na Secretaria estadual de Obras, edital de licitação deve levar mais de 5 meses
quinta-feira, 26 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
As obras paradas do Hospital do Câncer, na Ponte da Saudade (Arquivo AVS)
As obras paradas do Hospital do Câncer, na Ponte da Saudade (Arquivo AVS)

 Apesar de o novo projeto do Hospital de Oncologia, reformulado pelo governo do estado numa versão menor para se tornar viável, ter chegado este mês à Secretaria estadual de Obras, as obras não serão retomadas este ano. A previsão, sombria, é do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ), que acompanha o processo desde o início.

 “É preciso dar transparência e dividir com as pessoas o que está acontecendo. Mesmo na visão mais otimista, os prazos legais por si só inviabilizam a retomada das obras”, diz Wanderson.

O próximo passo é a conclusão do edital do novo projeto executivo. A Empresa de Obras Públicas (Emop) do estado está ajustando algumas planilhas para disponibilizar o edital, segundo o deputado. Quando esse edital ficar pronto, a previsão é que leve de 15 a 30 dias para a licitação da empresa que fará o projeto executivo. Posteriormente, segundo ele, deve demorar ainda mais três  ou quatro meses para a finalização desse projeto, necessário para viabilizar a licitação para a escolha, enfim, da empreiteira que construirá o hospital.

Desde que o governo estadual perdeu a verba federal de cerca de R$ 50 milhões, o governador Luiz Fernando Pezão assumiu o compromisso de financiar a construção da unidade.                   No início do ano, o projeto passou por uma série de adaptações para, custando R$ 10 milhões a menos, caber nos cofres estaduais. Os três prédios originais foram reduzidos a dois. Também foi diminuída a quantidade de equipamentos como raios X, tomógrafos e leitos. O projeto prevê, porém, a possibilidade de expansão no futuro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade