O deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ) entrou com requerimento na última quarta-feira, 17, para a realização de uma audiência pública no Congresso Nacional para que o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB/RJ), explique o corte de verbas para a Secretaria de Assistência Social, que deve atingir 40 instituições da capital e do interior.
Preocupado com o possível fechamento de várias instituições do estado que prestam serviços às pessoas com necessidades especiais, Glauber Braga levou para debate na reunião da Comissão de Fiscalização e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados a informação divulgada nos principais veículos de comunicação do estado, que, a partir de novembro, o governador Sérgio Cabral vai reduzir o valor gasto pela Secretaria de Assistência Social. Um corte mensal de R$13 milhões que deve atingir 40 instituições da capital e do interior.
Glauber entrou com requerimento para a realização de uma audiência pública na Comissão. Segundo Glauber, o governador Sérgio Cabral será convidado a prestar esclarecimentos sobre os cortes. “Não podemos deixar que ocorra a interrupção de boa parte do serviço”, alegou.
Com o corte da verba, nove instituições da Região Serrana serão descredenciadas entre elas: Associação Jovens em Ação (AJA) – Petrópolis; Apae de Bom Jardim, Apae Nova Friburgo, Apae Duas Barras, Apae Cordeiro, Associação dos Portadores de Deficiência Física – Carmo, Associação Espaço Educativo São Charbel – Petrópolis, Lar Tia Anástacia – Teresópolis, Grupo Amigos do Autista – Petrópolis.
Ainda de acordo com Glauber, essas instituições prestam um serviço fundamental à sociedade e que o fechamento desses locais pode causar uma perda inestimável para os pacientes e seus familiares. “Precisamos entender os motivos desse corte que pode prejudicar milhares de famílias em todo o estado”, explicou o parlamentar.
Deixe o seu comentário