O deputado estadual Rogério Cabral (PSB) promoveu audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Agrária e Pesqueira (da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), da qual é presidente, na tarde de quarta-feira, 1º de julho, na Câmara Municipal de Nova Friburgo. O deputado tratou da duplicação da RJ-116 entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino, trecho que é motivo de muitas reclamações por prejudicar, inclusive, o escoamento da produção agrícola da região.
Cabral formou a mesa da audiência com o colega deputado estadual Olney Botelho (PDT), Hudson Miranda, superintende da Autran, representante do prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC); vereador Manoel Martins (PSB), representante do presidente do Legislativo friburguense, Sérgio Xavier (PP); e Antônio Rogério de Oliveira Pereira, da Rota 116. Foram também chamados ao plenário Marcelo Brito, da residência do DER em Nova Friburgo, representando o presidente do órgão estadual, Henrique Ribeiro; os vereadores Marcelo Verly (PSDB), Edson Flávio e Isaque Demani (PR), Luciano Faria (PDT), e Cláudio Damião (PT); Valéria Gomes, da Coordenadoria de Educação; Paulo Herdy, presidente da Associação de Moradores de Riograndina; José Carlos Cardinot (Juca), presidente do Conselho Rural; Landri Schittini, representante do deputado federal Glauber Braga; Zury Maurer, presidente do Conseg; Odélio Wenderoscky, da Associação de Moradores de Macaé de Cima; Marcos Teixeira e Cláudio Verbicário, ambos da Associação Comercial; e Alexandre Cruz, representante do deputado estadual Comte Bittencourt (PPS).
A atual situação da rodovia estadual, sob a concessão da Rota 116, tem gerado muitas reclamações, o que tem preocupado o deputado Rogério Cabral, que, buscando uma solução, tem promovido reuniões, manteve contato com o governo municipal passado e também com o atual, e com a Rota 116.
Segundo Rogério Cabral há dois projetos a serem analisados, um propondo nova pista pela Avenida Nossa Senhora do Amparo, paralela à atual Governador Roberto Silveira, pela direita, e outro pela margem esquerda do Rio Bengalas, onde se situa a Avenida Brasil.
Há quase 30 dias Rogério Cabral esteve reunido com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, quando foi abordado o contrato da concessionária Rota 116 que, em uma de suas cláusulas, aborda a questão da duplicação da RJ-116 entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino. No encontro, Rogério Cabral situou a Pezão as dificuldades da construção da nova pista na margem esquerda do Rio Bengalas devido às muitas desapropriações e agora com a construção da contenção das margens do rio, obra financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
O deputado estadual explicou que a definição apontada naquela audiência pública seria encaminhada ao governador Sérgio Cabral, porém, após os debates, os presentes decidiram por não apontar um projeto sem que o prefeito Heródoto e sua equipe de governo, em conjunto com a concessionária Rota 116, estivessem de acordo. Em função disso, Rogério Cabral se reúne nesta sexta-feira com o prefeito (o horário não foi divulgado), para que na terça-feira, 7, possa levar ao governador a opção preferida dos friburguenses quanto a duplicação da RJ-116 entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino.
Deixe o seu comentário