Policiais do 11º BPM foram recebidos à bala na tarde da última quinta-feira, 25, em uma incursão no Alto do Floresta, distrito de Conselheiro Paulino, para repressão ao tráfico de drogas. A investida resultou na prisão, após perseguição, de Luiz Gustavo Pereira, 19 anos, e Ruan da Silva, 20 anos, além da apreensão de outros três adolescentes de 17 anos, encaminhados à Promotoria da Infância e Juventude de Nova Friburgo. Pelo menos 101 sacolés de cocaína, dois rádios transmissores, material para endolação dos entorpecentes, R$ 575, dois celulares, uma pistola 9 milímetros e dois revólveres de calibres 32 e 38 foram apreendidos pela polícia.
A equipe do setor Alfa 1 do batalhão, composta pelo cabo Gilber e o soldado Xavier, chegou à Rua Aureliano Barbosa Faria, no Alto do Floresta, o Morro do Dedé, para investigar denúncia de que um grupo de homens armados estaria fazendo disparos a esmo e acuando moradores na parte alta do loteamento. Os PMs posicionaram-se em locais estratégicos, de onde avistaram cerca de dez jovens que, ao perceberem a aproximação de viaturas, fugiram por um escadão.
Os policiais fizeram cerco ao local, seguindo por uma trilha na mata. Os jovens armados revidaram a investida atirando contra os PMs da equipe Alfa 1 e os reforços do serviço reservado (P2), supervisão de oficial e setor Bravo, além de outras equipes de plantão, todos do 11º BPM. Houve perseguição e troca de tiros na mata que liga o Alto do Floresta ao Três Irmãos e que, segundo a polícia, é utilizada como rota de fuga e esconderijo do tráfico. Ao mesmo tempo em que tentavam capturar os jovens armados em meio ao tiroteio, PMs receberam por celular informações dando conta de que alguns dos jovens com mochilas e armas nas mãos tentavam escapar ao cerco pelo outro lado da mata, que dá acesso ao loteamento vizinho, o Três Irmãos.
Os PMs se dividiram e organizaram outro cerco em um acesso ao Três Irmãos, onde capturaram Luiz Gustavo, Ruan e os três adolescentes na Rua José Marchetti, bem próximo ao local onde na última terça-feira, 23, a equipe dos soldados Schumacker e Rodrigues, do Patamo 1, apreendeu mais de duas mil trouxinhas de maconha e 835 sacolés de pó. Na 151ª DP foi descoberto que tanto os detidos como os adolescentes já tinham passagens anteriores também por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
A Polícia Civil informou que Luiz Gustavo e Ruan serão transferidos para presídios da base Polinter no Rio de Janeiro. Na mata onde houve o confronto, a PM arrecadou, próximo a uma trilha, diversas balas de pistola deflagradas pelos envolvidos durante o tiroteio, que assustou moradores. Muitos, inclusive, se refugiaram em casa à tarde e à noite.
Moradores discutem segurança em Rio Bonito neste sábado
Diversos moradores e também veranistas da localidade de Rio Bonito, no distrito de Lumiar, são esperados neste sábado, 27, às 11h, no bar da Madalena, para discutir a questão da segurança na comunidade. De acordo com os moradores, diversos furtos têm ocorrido em Rio Bonito ultimamente sem que os criminosos sejam punidos.
Nem todas as ocorrências, no entanto, são registradas na 151ª DP. A localidade é atendida pelo Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), do 11º BPM, no distrito de Lumiar, que fica a aproximadamente 15 quilômetros de Rio Bonito. Os moradores observam a necessidade de rondas policiais ostensivas. A polícia alerta para a importância das vítimas sempre denunciarem os delitos, para que, com base nos registros de ocorrência, possam ser elaboradas estratégias de policiamento.
Deixe o seu comentário