Além do Centro de Referência da Mulher, que atende, orienta e acompanha cerca de 50 vítimas de violência por mês (LEIA A MATÉRIA AQUI), Nova Friburgo tem um programa, pioneiro na região, de atendimento aos homens agressores. Graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Poder Judiciário, o trabalho foi idealizado e será conduzido pela Secretaria de Políticas sobre Drogas, que, após o encaminhamento feito pelo Judiciário, vai acolher o agressor e dar a ele, por meio de uma equipe multidisciplinar, o suporte necessário para ele não repetir a ação. O tempo de duração do acompanhamento vai depender do caso e da determinação feita pelo juiz.
A Secretria de Políticas sobre Drogas foi escolhida porque cerca de 90% dos casos de violência doméstica na cidade (incluindo casos de agressão de homens a qualquer mulher, não apenas àquelas com quem mantêm relação conjugal) estão relacionados ao uso de álcool e/ou drogas.
O programa está sendo anunciado pela Prefeitura de Nova Friburgo na semana em que se celebram os 12 anos de sanção da Lei Maria da Penha.
“Por trás de uma agressão à mulher, entre outros pontos, está arraigada uma forte questão cultural, que faz o homem que comete este tipo de atitude acreditar que pode fazer qualquer coisa como forma de imposição de sua masculinidade. E o que nós da Secretaria de Política sobre Drogas queremos é ter um novo olhar sobre ele, que tem uma agressividade latente potencializada pela bebida ou droga”, disse Rosângela Cassano, advogada da secretaria e idealizadora do programa.
Para o secretário da pasta, Daniel Lage, é grande a expectativa de estar à frente deste trabalho na cidade que, além de ser pioneiro na região, mostra a grande preocupação do prefeito Renato Bravo com a causa.
“Acreditamos muito na eficiência que teremos com esse novo desafio e estamos muitos satisfeitos com a confiança do Judiciário no Executivo para atuação nesta questão. O objetivo principal é fazer o agressor repensar suas atitudes e reinseri-lo no âmbito familiar e social. Esse é um problema de todos, grave, e para o qual, não podemos fechar os olhos”, disse.
Com a Secretaria de Políticas sobre Drogas, Nova Friburgo é a única cidade no Estado do Rio, e está entre apenas as 14 cidades do país, a contar com uma pasta destinada exclusivamente ao trabalho de combate e prevenção ao uso de drogas. A secretaria atua com uma equipe multidisciplinar de profissionais, como psicólogo, pedagogo e professores, e trabalha em cima de três eixos: prevenção, tratamento e reinserção social. Nos últimos três meses, a média mensal de atendimentos esteve entre 20 a 30 casos decorrentes de algum tipo de dependência química. Durante o último ano já foram realizados 130 atendimentos.
Há mais de um ano, segundo a prefeitura, a equipe está presente semanalmente as ações de bairros, circundando todo o entorno da cidade e realizando trabalho preventivo, que identifica e acolhe um possível dependente químico.
SERVIÇO:
A Secretaria de Políticas sobre Drogas funciona na Praça Getúlio Vargas, 92, 4º andar, no Centro.
O atendimento é feito de segunda a sábado, das 9h às 17h. O telefone para mais informações é (22) 2543-6303.
Deixe o seu comentário