Arquivo de Notícias
Depois da tragédia, a casa nova
terça-feira, 22 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Famílias foram contempladas com imóveis em dois novos condomínios no distrito de Conselheiro Paulino. Junto ao prefeito Rogério Cabral, vice-governador Pezão prometeu mais 1.360 novos apartamentos para o ano que vem
Pelo menos 316 famílias que perderam suas casas na tragédia do fatídico 12 de janeiro de 2011 realizaram no último sábado, 19, o sonho de ter um lar novamente. E o melhor: em locais seguros sem riscos de deslizamentos de encostas e enchentes. A entrega das chaves dos imóveis ocorreu em cerimônia festiva com a participação do vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão, o prefeito Rogério Cabral e uma comitiva de autoridades estaduais e municipais. Desabrigados das chuvas, a maioria deles beneficiados até então pelo aluguel social, foram contemplados com apartamentos em dois novos empreendimentos imobiliários no distrito de Conselheiro Paulino. No Condomínio Vista Bela, no Loteamento Floresta, foram entregues 96 unidades e no Condomínio Terra Nova, na estrada de acesso à Fazenda da Laje, mais 220 apartamentos construídos em parceria do estado com o governo federal através do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
A construção dos apartamentos do Vista Bela teve início ainda em 2011 pela construtora Frienge e todo o empreendimento foi adquirido pelo estado para expansão do programa de realocação habitacional das vítimas da tragédia. Emocionado ao ouvir histórias marcantes de quem perdeu tudo, alguns, inclusive, entes queridos, no maior desastre natural da história brasileira, Pezão fez questão de entregar as chaves das novas moradias a algumas famílias e compartilhar a emoção de uma nova fase na vida dos desabrigados. "São apartamentos bem construídos que resgatarão a dignidade dessas pessoas que tanto sofreram”, observou Pezão.
Na ocasião, o vice-governador destacou ainda que Nova Friburgo sai na frente dos demais municípios serranos violentamente atingidos pelas chuvas, sendo o primeiro a entregar casas às vítimas das chuvas de 2011. Junto ao prefeito Rogério Cabral, Pezão lembrou que em maio deste ano, 50 famílias de desabrigados foram brindadas com 50 casas pré-moldadas no Parque das Flores, também no distrito de Conselheiro Paulino. Três meses depois, mais 140 apartamentos foram entregues no Condomínio Terra Nova, também em parceria com a União no programa Minha Casa, Minha Vida.
O vice-governador frisou que o último sábado foi uma data marcante para Nova Friburgo com a entrega até agora de 506 unidades habitacionais. Ele anunciou a previsão de entrega em dezembro de outros 460 apartamentos no Condomínio Terra Nova e mais 1.360 imóveis a serem disponibilizados no ano que vem, totalizando 2.180 moradias no empreendimento. Somando-se aos imóveis já entregues até então, o município contará com 2.326 novas casas aos desabrigados das chuvas até 2014.
"Infelizmente recebemos críticas, mas quem critica certamente desconhece a burocracia da máquina pública. Era meu desejo entregar as casas para os desabrigados muito antes, mas há uma grande dificuldade em se encontrar terrenos em locais seguros e com algumas áreas planas em Nova Friburgo. Para esse grande condomínio (o Terra Nova) virar realidade foi preciso desapropriar uma fazenda, indenizar o proprietário, resolver trâmites em cartório, firmar parcerias, contratar empreiteiras e liberar recursos”, enumerou Pezão.
O prefeito Rogério Cabral também festejou a entrega das unidades habitacionais em Conselheiro Paulino no último sábado e valorizou a importância da sintonia com o governo do estado resultando em grandes investimentos e mais qualidade de vida para os friburguenses. Ele citou um recente convênio que garantirá a execução de 14 contenções de encostas e o asfaltamento de 20 quilômetros de estradas no município. O entorno do Condomínio Terra Nova que surge como uma nova área de expansão contará com melhorias e infraestrutura para atender a nova demanda de moradores.
A inauguração contou com cerimônia festiva, que reuniu autoridades estaduais, como o deputado líder do governo na Alerj,
André Corrêa (e), e o secretário extraordinário da Região Serrana, Affonso Monnerat (de óculos, ao centro),
além de vereadores (na foto, Wanderleia, Ricardo Figueira e Alexandre Cruz)
Depois de tanto sofrimento, a emoção e alegria dos desabrigados das chuvas ao receberem as chaves de seus novos lares
Aberta a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Friburgo
A abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia 2013 foi realizada nesta segunda-feira, 21, em Nova Friburgo, no Salão Azul da Prefeitura, com a presença do prefeito Rogério Cabral, secretários, vereadores e do professor Carlos Thompson, Ph.D. em mecânica pela University of Houston e convidado de honra para a ocasião (o professor Carlos fará uma palestra no dia 25, às 19h, no auditório da Universidade Cândido Mendes).
Sobre a mesa das autoridades, diversos panfletos com a programação da SNCT, que estão sendo distribuídos pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia nas escolas friburguenses. O prefeito Rogério falou da alegria de poder inserir a SNCT na cidade. Ele afirmou que acompanha os avanços da tecnologia em todo o país, inclusive em sua área, a agricultura, e que é importante os estudantes também terem oportunidades para verificar o que está sendo feito na área.
Rogério Cabral noticiou que pretende enviar à Câmara Municipal projeto de lei para a criação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: "É preciso investir cada vez mais, divulgar, e fazer com que as escolas participem mais e mais das novas tecnologias. Precisamos de pessoas mais preparadas, inclusive na prefeitura, onde temos dificuldades com pessoas preparadas, mas no futuro vamos melhorar esse quadro de falta de mão de obra qualificada. Vamos investir em parcerias com as faculdades”, disse.
A secretária da pasta, Eliana Amil, informou que esse é o décimo ano que o Brasil comemora a SNCT e que em Nova Friburgo é a terceira vez. "Esse ano a secretaria está à frente. Esperamos que os objetivos possam ser difundidos, popularizados, principalmente entre os nossos jovens. E esperamos nos quatro anos de governo conseguir realizar a construção do museu de ciência e tecnologia com participação das escolas públicas e particulares”.
O professor Carlos Thompson, Ph.D. em mecânica, falou para o grupo de jovens que assistia à cerimônia sobre o início de sua vida acadêmica, que completa 45 anos. "Comecei em escola técnica e em 1970, nos Estados Unidos, passei cinco anos cursando mecânica e aerodinâmica”. Thompson destacou que ciência é diferente de tecnologia. Que a ciência é o homem buscando conhecimento por ele mesmo, enquanto que a tecnologia usa os conhecimentos e transforma-os em meio econômico. Reforçou que a ciência vem do ensino básico: "Temos que ter uma boa formação para termos um futuro com tecnologia. Pressa é diferente de eficiência. Mas ser rápido é eficiente. É muito importante, como diz o prefeito, incentivar desde os primeiros anos as criancinhas”.
A mesa, que foi formada pelo prefeito Rogério, pela secretária de Ciência e Tecnologia, Eliana, pelo professor Thompson, também teve o secretário de Esportes, Renato Satyro, o vereador Marcelo Verly e o secretário do Escritório de Projetos, Edson Lisboa.
Renato Satyro falou sobre a colaboração do esporte para o evento e, por outro lado, a colaboração da tecnologia para o esporte. "Atualmente, é possível identificar o potencial de uma criança para o esporte através de um exame de sangue. Nos clubes de futebol, existem profissionais em fisiologia que trabalham junto com a tecnologia buscando aperfeiçoamentos físicos”.
O vereador Marcelo Verly lembrou da criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia pelo governo municipal e a importância que essas cadeiras têm para o desenvolvimento da sociedade.
O secretário Edson destacou a organização que conseguiu envolver, de forma unânime, as universidades e faculdades instaladas em Nova Friburgo. "Temos que ser um país de técnicos. Fizemos uma ponte em 56 dias e para eles executarem essa tecnologia teve que haver muito estudo por trás. Precisamos envolver o aluno para que tenham gosto pela ciência. E esse é o objetivo da SNCT: popularizar a ciência e a tecnologia para servir melhor ao homem.”
No página da Prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br) é possível acompanhar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013. Basta acessar na parte de notícias, o link "leia mais”, e procurar a pasta da secretaria de Ciência e Tecnologia. Nesta segunda-feira há programação das 10h30 às 18h.
Câmara promoveu audiência sobre orçamento da Educação
Dezenas de pessoas participaram da audiência pública realizada na Câmara na última sexta, 18, proposta pelo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo, vereador Marcelo Verly, com o objetivo de dar mais transparência ao orçamento municipal e apresentar à sociedade os planos do governo para 2014, através da LOA (Lei Orçamentária Anual) e para os próximos quatro anos, com base no PPA (Plano Plurianual 2014-2017).
A audiência teve início com a apresentação do secretário municipal de Educação, professor Larry Busquet, que detalhou o orçamento previsto de mais de R$ 118 milhões para a educação em 2014 e o PPA, através dos seus diversos programas de trabalho.
Em seguida, membros da sociedade utilizaram a tribuna para fazer suas considerações — e o tema mais abordado foi a necessidade de valorização dos profissionais da Educação.
Os vereadores presentes — Alcir Fonseca, Chico Barros, Cláudio Damião, Gustavo Barroso, Jacutinga, Ricardo Figueira e Zezinho do Caminhão —, além dos representantes de outros vereadores que não puderam comparecer, esclareceram dúvidas e fizeram colocações seguindo a mesma linha da audiência, destacando a necessidade de melhores salários para o setor.
Compondo a mesa principal juntamente com o vereador Marcelo Verly e o secretário de Educação estiveram a subsecretária administrativa, Patrícia Pimentel; a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), professora Adriana Bittencourt; o vice-líder do governo na Câmara, Ricardo Figueira; e o professor Eduardo Cavalcante, representando o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação).
Para Ricardo Figueira, é preciso enfrentar o desafio de recompor os 30% de perdas salariais ao longo dos anos. A presidente do CME ressaltou a necessidade de se conquistar não apenas melhores salários, mas também maior qualidade na educação. O secretário de Educação parabenizou a Câmara pelo acolhimento e proximidade estabelecida em relação à Educação e reafirmou que a Secretaria estaria sempre de portas abertas e disposta a prestar toda e qualquer informação, ampliando a transparência que vem sendo adotada. Para Larry, o maior legado que a Educação pode oferecer é a construção de um cidadão pleno, através do trabalho de cada profissional.
Encerrando o evento e considerando a audiência muito positiva, com debate qualificado, Marcelo Verly lembrou que uma educação pública, gratuita e de qualidade deve ser uma política de Estado e responsabilidade de todo e qualquer governo, e que a valorização salarial é um estímulo necessário e justo para todos aqueles que se dedicam a ensinar e formar alunos.
Ainda serão realizadas duas novas audiências públicas, nos dias 1º e 8 de novembro, quando serão apresentadas e debatidas as propostas de PPA e LOA das demais secretarias municipais. Os vereadores poderão apresentar emendas aos projetos até o dia 13 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário