A dengue deve ser combatida diariamente por todos, individualmente ou coletivamente, de forma organizada. Principalmente agora, depois de longo período chuvoso, em que muita água permaneceu acumulada e o calor está mais forte, com muito sol. Não é tarefa só dos governos municipal, estadual e federal, tanto que a Fecomércio/RJ, através do Sesc e do Senac, também montou equipes para trabalhar essa questão, com o objetivo de orientar as pessoas a combater este mal, observando que ele pode estar mais próximo do que se imagina.
A dengue é uma doença causada por um vírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que ocorre principalmente no verão, durante ou após períodos chuvosos. As manifestações mais comuns são febre alta, náuseas e vômitos, forte dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, dor pelo corpo e articulações e ainda extremo cansaço. O médico ou o serviço de saúde mais próximo deve ser procurado imediatamente quando aparecerem sintomas como fortes dores na barriga, vômitos frequentes, pele pálida, fria e úmida, sede excessiva e sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
A doença não pode ser transmitida de uma pessoa para outra, por água ou alimentos. A dengue somente é transmitida pelo mosquito fêmea sendo necessário que ele se alimente com o sangue de uma pessoa infectada pelo vírus e pique outra pessoa que ainda não está doente.
Dúvidas e mitos sobre o mosquito- ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito: falso. Eles apenas espantam;
- para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada: falso. É preciso escovar com água e sabão o local também, pois o ovo ainda pode se manter ‘vivo’ por mais de um ano sem água;
- repelentes são fundamentais no combate a dengue: falso. Repelentes, velas de citronela ou andiroba têm efeito temporário;
- qualquer picada do mosquito transmite a doença: falso. É necessário que o mosquito esteja contaminado pelo vírus.
- borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito: falso. O importante é lavar os pratos com escova e sabão, semanalmente.
- as larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa: falso. Os ovos do mosquito se desenvolvem em água limpa ou suja. O importante é eliminar os focos de água parada.
Como prevenir
O mosquito da dengue deve ser combatido diariamente. A sua propagação pode ser evitada com alguns cuidados:
- lixo e entulho: jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios; manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até recolhimento pelo serviço de limpeza.
- plantas e jardins: encher de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas; se a areia não foi colocada e houve acúmulo de água no vaso do prato, lave-o com escova, água e sabão. Isto deve ser feito uma vez por semana; se possuir vasos de plantas aquáticas, a água deve ser trocada e o vaso lavado com escova, água e sabão, também semanalmente.
- caixas d’água, calhas e lajes: não deixar água da chuva acumulada sobre a laje da casa; remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas de chuva; manter a caixa d’água fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desníveis. Tampar com tela a abertura da saída do excesso d’água (ladrão).
- tonéis e depósitos de água: fechar bem tonéis, barris ou jarras d’água. Utilizar tampa própria ou uma tela; lavar com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água, que ficam do lado de fora da casa; lavar com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes.
- cuidados dentro de casa: deixar a tampa dos vasos sanitários fechadas. Em banheiros pouco usados, dar a descarga uma vez por semana. Usar água sanitária com frequência em qualquer grande reserva de água sem consumo humano; verificar se há entupimentos nos ralos e se não for utilizá-los mantê-los vedados; lavar bem os suportes de garrafões de água mineral sempre que for trocá-los; verificar se as bandejas de ar condicionado não estão com acúmulo de água.
- cuidados na área externa da casa: guardar garrafas de cabeça para baixo; entregar seus pneus velhos ao serviço de limpeza ou guardá-los sem água, em local coberto e abrigado da chuva; em cacos de vidro no muro colocar areia ou cimento para não acumular água; tratar a água da piscina com cloro e limpá-la pelo menos uma vez por semana.
Deixe o seu comentário